Direita "sabotada" na Bahia

Artigo escrito pelo professor Gervazio Lopes
Por: Gervazio Lopes 05.mai.2022 às 11h21
Direita
Foto: Wenderson Araujo/Valor

Antes que os puxa sacos de plantão venham me atacar, já digo que fui um dos primeiros a dar créditos e acalmar as críticas ao pré-candidato ao governo, João Roma, quando o mesmo foi elevado ao patamar de Ministro da Cidadania no governo Bolsonaro.

No início de 2021, Roma criticava Bolsonaro em entrevistas que dava aos veículos de imprensa na Bahia e, logo em seguida, foi convidado a fazer parte do Governo Federal. Grande parte da direita baiana foi à loucura, de tanta raiva, ao ver um crítico do presidente ser escolhido pelo mesmo para compor seu governo. Não faltou avisos de “vai ser uma Dayane Pimentel 2.0”.

Na época, discordei de muitos dos meus colegas de bancada na Brado Rádio por dar a ele um voto de confiança em razão da confiança que o Presidente Jair Bolsonaro estava depositando sobre ele. A minha leitura na época, levava em consideração o fato de que o Presidente precisava aumentar sua base no Congresso para garantir a governabilidade no contexto delicado da pandemia e, para isso, precisava ceder espaço à membros do centrão. Política é política e militância é militância. É preciso saber diferenciar uma coisa da outra.

Acontece que a luta para empurrar Roma a sair pré-candidato ao governo do estado da Bahia foi grande. Se dependesse dele, da iniciativa dele, da vontade dele, a Bahia não teria um candidato que desse palanque ao Presidente Bolsonaro em 2022. A pré-candidatura foi definida nos últimos minutos do segundo tempo da prorrogação na base do empurrão. 

Sabemos dos custos psicológicos, econômicos e políticos que envolvem a decisão de sair candidato na chapa majoritária. Dá para relevar a lentidão em tomar tal decisão, mesmo sabendo que João Roma é extremamente competente no que faz, haja visto os resultados brilhantes obtidos em sua gestão frente o Ministério da Cidadania. Dá para entender isso e agir com empatia.

O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo esta matéria com acesso ilimitado.

Carregando..