O Sindicato de Pilotos da Latam (SPL), que representa cerca de 500 dos 900 pilotos da companhia, iniciou uma paralisação no Chile exigindo a restauração integral dos salários vigentes antes da covid-19. A Latam Airlines cancelou 173 voos previstos até segunda-feira (17.nov.2025), impactando aproximadamente 20.000 passageiros, em sua maioria em rotas internas chilenas.
A empresa garante que quase todos os afetados serão realocados em voos dentro de 24 horas. Quem não conseguir embarcar poderá remarcar sem taxa ou receber reembolso total. Essas opções valerão durante toda a greve.
Com sede administrativa e operacional em Santiago, a Latam surgiu da fusão entre a LAN chilena e a TAM brasileira em 2012. O SPL, sediado no mesmo país, exerce influência decisiva nas tratativas trabalhistas, sobretudo no hub principal da capital chilena.
Durante a pandemia, os pilotos aceitaram cortes salariais provisórios para preservar empregos. Agora, com a recuperação do tráfego aéreo e dos lucros aos patamares pré-crise, o sindicato cobra a reversão total das reduções.
Em comunicado, a Latam “reitera abertura contínua ao diálogo com o SPL e empenho em um acordo vantajoso para todos os envolvidos”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...