TRT5-BA inaugura Arquivo Judicial na nova sede do Tribunal, na avenida Paralela

Por: Brado Jornal 31.out.2021 às 09h44
TRT5-BA inaugura Arquivo Judicial na nova sede do Tribunal, na avenida Paralela

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) inaugurou na manhã da última quarta-feira, 27, as novas instalações do Arquivo Judicial de Salvador no Empresarial 2 de Julho. A unidade é a primeira a ser implantada na nova sede do Regional, que fica na avenida Paralela e que foi adquirida em dezembro de 2019.

De acordo com o TRT5-BA, serão ocupadas cinco salas (2.792 m²) do conjunto de dois prédios, que abrigarão também os processos arquivados definitivamente pelas Varas do Trabalho de Feira de Santana.

Presidente do TRT5-BA, a desembargadora Dalila Andrade descerrou a placa ao lado das desembargadoras Maria de Lourdes Linhares e Débora Machado. A primeira magistrada a antecedeu, e a segunda, a sucederá no cargo a partir do próximo dia 5 de novembro. A desembargadora Luíza Lomba, vice-corregedora do Tribunal, também esteve presente.

“Estamos aqui falando de passado pois inauguramos o Arquivo Judicial; mas também é o presente, uma vez que aqui guardamos os processos de arquivos temporários; e, ainda, estamos falando de futuro porque é a guarda de processos permanentes, que vão compor a história da Justiça do Trabalho na Bahia”, disse a desembargadora Dalila Andrade.

As novas instalações começaram a ser ocupadas no mês de julho deste ano, quando teve início a transferência de 160 mil processos do acervo que ficava num prédio localizado no bairro do Barbalho. A mudança para a nova sede representa grande economia para os cofres públicos, uma vez que o Regional deixará de alugar imóveis para armazenar os processos arquivados, na capital (R$ 250 mil anuais) e em Feira (R$ 42 mil anuais).


Atendimento

As novas instalações do Arquivo terão um posto avançado de atendimento que começará a funcionar no dia 16 de novembro, para que partes, advogados e procuradores possam analisar os autos arquivados. Os pedidos de vista poderão ser feitos de forma virtual, no portal do Tribunal na internet.

Já os pedidos de desarquivamento dos processos continuarão a ser realizados por meio de petição dirigida à Vara do Trabalho, que disponibilizará os autos para carga, se necessário, na Coordenadoria de Atendimento ao Público, no térreo do Fórum do Comércio.

Desde junho os pedidos de vista e de desarquivamento estão suspensos em Salvador para que fosse realizada a transferência do Arquivo para a futura sede da Justiça do Trabalho na Bahia. Em Feira de Santana, a suspensão dos pedidos vem desde o último dia 20 de setembro, quando se iniciou a transferência.

No caso da capital, a suspensão dos pedidos termina no dia 12 de novembro; já nos processos de Feira, a suspensão é por tempo indeterminado, até a publicação de ato próprio para a retomada do funcionamento normal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Facções criminosas avançam pelo interior da Bahia
Até pequenas cidades do sertão, como Várzea Nova, já convivem com territórios dominados pelo crime organizado
Carregando..