MST desocupa terras da Suzano na Bahia

Saída dos invasores teve início depois de decisões judiciais a favor da empresa
Por: Brado Jornal 07.mar.2023 às 16h26
MST desocupa terras da Suzano na Bahia

O MST deixou a fazenda da Suzano em Mucuri, no sul da Bahia. O grupo invadiu a propriedade da empresa no fim de fevereiro, junto com outras duas unidades da companhia na região. Uma no município de Teixeira de Freitas e a outra em Caravelas.

Em 1º de março, a Justiça determinou a saída dos invasores de Mucuri. Na sentença, a previsão de uma multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento. Além disso, foi autorizado o uso da força para encerrar a invasão.

A Justiça já determinou o fim das três invasões. Todas as decisões aplicam multas diárias e autorizam o uso da força. A segunda sentença saiu na sexta-feira 3. Ela decidiu sobre os invasores em Teixeira de Freitas. E a terceira foi publicada na segunda-feira 6, a respeito da propriedade em Caravelas.

De acordo com a CNN, o MST também pretende iniciar a saída da fazenda da Suzano em Teixeira de Freitas. Segundo a emissora, os invasores emitiram uma nota informando que estão deixando a unidade.

Todas as propriedades invadidas eram produtivas. Inicialmente, o MST tentou relacionar o ato nas terras da Suzano com supostos problemas ambientais. A empresa, contudo, tem fama mundial por seguir rígidos critérios ambientais.

Em 2022, por exemplo, a companhia recebeu um premiação em Pequim, na China, por ser empresa modelo ESG — sigla de Environmental, social and Governance. Ou seja: as letras significam a aplicação de uma série de medidas respeitando requisitos ambientais, sociais e de governança.

Posteriormente, o MST relacionou a invasão a uma demanda por terras na região, que estariam sob o controle da Suzano. A empresa alega que não violou o acordo que fez com o grupo e que as áreas em questão dependem de processos públicos ainda não realizadas pelo Incra.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues é elogiado por “revolução” na segurança pública da Bahia
Secretário Marcelo Werner destaca avanços em infraestrutura e renovação de viaturas durante evento no Centro de Operações de Inteligência
Traficantes ameaçam repórter da TV Bahia durante transmissão ao vivo no Nordeste de Amaralina
Jornalista Rildo de Jesus relatava tiroteio no bairro Chapada do Rio Vermelho quando foi intimidado
Carregando..