TJ-BA julgará nesta quarta-feira (3) os recursos apresentados pelo ex-prefeito de Itaberaba

João Almeida Mascarenhas Filho (PSD) foi condenado a mais de cinco anos de prisão por crime de responsabilidade
Por: Brado Jornal 03.abr.2024 às 07h46
TJ-BA julgará nesta quarta-feira (3) os recursos apresentados pelo ex-prefeito de Itaberaba
Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Seção Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai julgar nesta quarta, 3, os recursos apresentados pelo ex-prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PSD), contra a decisão que condenou o político a mais de cinco anos de prisão por crime de responsabilidade

O ex-prefeito é acusado de imprimir fotografias suas em carnês do IPTU da cidade em 2011, quando governava Itaberaba, além de fixar uma faixa promocional à sua gestão em um trato do município estacionado em frente à Prefeitura. 

Na primeira instância, em 2020, ele foi condenado a sete anos e nove meses de prisão por ato de improbidade administrativa. Na segunda instância, ele conseguiu reduzir a pena para cinco anos e três meses de detenção, mas recebeu também uma punição de inelegibilidade de oito anos. Após recorrer à decisão, o caso será julgado pela Seção Criminal, que é composta por 20 desembargadores.

“Existem os requisitos para a consumação da prática delitiva: há a existência de um vínculo funcional entre o agente público e a administração pública; a posse e responsabilidade sobre o bem público; a apropriação do bem pelo agente público e a violação do interesse público”, disse o desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa, relator do caso na 2ª Câmara Criminal da 1ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia.

O desembargador, na sua decisão, disse ainda que o "dolo específico" está comprovado, porque João Filho usou dos carnês e da faixa para se “autopromover” e se “idolatrar” enquanto prefeito. Ele ressalta que não há dúvidas de que os carnês foram confeccionados com dinheiro público e de que a faixa foi afixada em veículo de propriedade do município.

João Almeida negou irregularidades e disse que não consentiu com a veiculação da sua fotografia nos carnês do IPTU e que a mera existência da foto não permite a conclusão de que se trata de autopromoção.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sigilo de 100 anos sobre visitas a Vorcaro é mantido
Decisão do ministro Wellington César Lima e Silva protege a intimidade do ex-banqueiro após recurso com base na Lei de Acesso à Informação e mantém restritos os registros da Polícia Federal
ICE detém estrangeiros com visto expirado em aeroportos
Mesmo quem tem pedido de extensão ou green card em andamento pode ser preso; ação amplia fiscalização sob o governo Trump e já ocorre em ao menos 15 terminais
Brasil questiona tarifas dos EUA na OMC
Itamaraty formaliza pedido de consultas após sobretaxas anunciadas por Trump
Band adia primeiro debate presidencial para 23 de agosto
Transmissão fica marcada para as 20h; Lula ainda avalia participação no encontro
Prefeito cobra pavimentação prometida por Jerônimo Rodrigues e esposa de adversário liga atraso a apoio político
Vinícius Costa diz que entregou projeto da estrada de Catingal; esposa de Léo da Saúde afirma que promessa do governador era condicionada à vitória do marido
Flávio Bolsonaro depõe à PF nesta terça-feira
Senador é chamado a esclarecer postagem sobre Lula
Carregando..