Canetas de Mounjaro e Ozempic são apreendidas em clínica particular na Bahia

Medicamentos eram vendidos irregularmente em Vitória da Conquista; operação teve apoio da Polícia Federal
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 07h53
Canetas de Mounjaro e Ozempic são apreendidas em clínica particular na Bahia
Reprodução/Prefeitura Vitória da Conquista

Uma operação da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, com apoio da Polícia Federal e do Conselho Regional de Farmácia (CRF), resultou na apreensão de canetas dos medicamentos Mounjaro e Ozempic, usados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. A ação ocorreu nesta quinta-feira (20), em uma clínica particular da cidade, após denúncias de venda irregular.

Segundo a legislação brasileira (Lei nº 5.991/1973), a comercialização de medicamentos é restrita a farmácias, drogarias e estabelecimentos autorizados. O Mounjaro, cujo princípio ativo é a tirzepatida, ainda não tem venda liberada no Brasil e só pode ser importado por pessoa física com receita médica. Já o Ozempic, à base de semaglutida, é permitido, mas sua comercialização fora dos locais regulamentados é ilegal.

Além das canetas dos medicamentos, a operação apreendeu remédios manipulados de forma irregular. De acordo com a fiscal do CRF, Mozália Monteiro, foram encontrados medicamentos controlados pela Anvisa e Ministério da Saúde, fabricados em escala industrial por farmácias de São Paulo para um único paciente. “Isso é ilegal. Medicamentos manipulados devem ser preparados para um tratamento específico, sob prescrição médica, e não podem ser replicados em larga escala”, explicou.

Apesar das apreensões, a clínica não foi interditada. A Vigilância Sanitária segue investigando o caso e pode aplicar sanções administrativas aos responsáveis.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Criança de dois anos morre após picada de escorpião em praça na Bahia
a criança chegou a ser encaminhada para o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde.
Carregando..