Nova carteira de identidade é acusada de discriminar pessoas trans

Para procurador, uso do nome social faz parte do processo de 'reposicionamento das pessoas trans na estrutura social'
Por: Brado Jornal 28.nov.2022 às 16h45
Nova carteira de identidade é acusada de discriminar pessoas trans
Divulgação

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão acusou a nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) de “discriminação” contra pessoas trans. A crítica se deu em razão de o novo modelo do documento de RG mostrar o nome civil antes do nome social, próximo à indicação do sexo da pessoa.

“O fato de o nome de registro passar a compor o mesmo espaço do nome social, em posição de destaque, aliado à limitação da solicitação de inclusão do nome social à base da Receita Federal, intensifica a repulsa da iniciativa”, argumentou o procurador federal Carlos Alberto Vilhena, coordenador do Grupo de Trabalho Populações LGBTI+, em nota divulgada na semana passada.

O nome civil é o registrado no momento do nascimento da pessoa, no cartório. Já o nome social tem relação com a forma pela qual a pessoa se identifica.

A procuradoria argumenta que os critérios do novo RG poderiam “constranger as pessoas trans” que não desejam ou têm dificuldades para mudar seu nome ou gênero no cartório.

Segundo o MPF, com a averbação (observação inserida na margem do documento) do nome ou gênero em cartório, o nome que a pessoa trans se identifica deixa de ser nome social e passa a ser o nome civil.

“Os documentos pessoais e os demais registros identitários devem ser alterados, sendo vedadas as informações que possibilitem discriminações de qualquer espécie”, informou o órgão.

Para o procurador federal, o uso do nome social faz parte do processo de “reposicionamento das pessoas trans na estrutura social”.

“É dever do Estado reconhecer e validar a identidade da pessoa, enquanto resultado de um processo individual de autodeterminação”, destacou. “Bem como garantir meios para o desenvolvimento efetivo das potencialidades do ser no meio social, de maneira a promover o respeito e assegurar a proteção da livre expressão identitária.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura entrega 95º campo de grama sintética em Nova Sussuarana
Inauguração da Arena Amado na Avenida Gal Costa reforça política esportiva ampla e chega em momento de expansão para 127 espaços na capital baiana
MBL adia manifestação contra escândalo do Banco Master
Movimento altera data de ato previsto para 21 de fevereiro devido a desenvolvimentos no caso
Jerônimo transfere culpas por problemas graves a prefeitos, diz deputado
Luciano Ribeiro ironiza postura do governador e aponta descaso com municípios na saúde, educação e indicadores sociais
Janja se encontra com influenciadores brasileiros durante visita à Coreia do Sul
Primeira-dama participa de almoço em Seul com criadores de conteúdo e discute fortalecimento de laços culturais entre os dois países
Lula cancela presença em debate sobre IA na cúpula da Índia
Conflito de agenda por atraso em entrevista à TV India Today impede deslocamento do presidente; ministros brasileiros participam do evento organizado pelo governo
O São Paulo acelera renovações para nove jogadores em fim de contrato
Diretoria prioriza permanência de pilares e resolve casos avançados antes do meio do ano
Carregando..