MPF vai à Justiça por liberdade de expressão em escolas cívico-militares

Para o procurador Lucas Costa, a imposição de um padrão estético aos alunos tem impacto negativo desproporcional e configura discriminação
Por: Brado Jornal 14.jul.2023 às 16h08
MPF vai à Justiça por liberdade de expressão em escolas cívico-militares

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública para proibir que colégios militares e cívico-militares imponham padrões estéticos e de comportamentos baseados na cultura militar, como cabelos, unhas, maquiagem, tatuagem e forma de se vestir. Pede ainda que esses colégios se abstenham de punir os alunos pela apresentação pessoal.

Para o MPF, a imposição de um padrão estético aos alunos tem impacto negativo desproporcional em indivíduos de grupos minoritários e configura discriminação.

O governo Lula anunciou nesta semana o fim do programa federal de escolas cívico-militares, o que levou vários governadores a prometer manter os projetos em nível estadual.

Os colégios militares determinam que “cabelos volumosos serão usados curtos ou presos” enquanto os cabelos curtos podem ser soltos, o que incorre, segundo o MPF, em racismo institucional com as pessoas pretas e pardas, com cabelos cabelos crespos e cacheados.

Para o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, as restrições estéticas do modelo de militarização das escolas seguem uma visão de mundo “limitada da realidade, absolutamente incompatível com a virada paradigmática produzida pela Constituição Federal” e sem nenhuma vantagem comprovada no aprendizado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Professor da UFRJ pede desculpas por comentário sobre família Justus
Marcos Dantas, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), emitiu na segunda-feira (7.jul.2025) uma nota de esclarecimento direcionada ao empresário Roberto Justus
João Pedro brilha contra o Fluminense e leva Chelsea à final do Mundial
João Pedro, recém-contratado pelo Chelsea vindo do Brighton no início do mês, estreou na competição na sexta-feira (4), contra o Palmeiras, pelas quartas de final
Carregando..