São Paulo: Greve de trens e metrô é política, diz Tarcísio

O governador ainda disse que a paralisação é "ilegal e abusiva"
Por: Brado Jornal 03.out.2023 às 15h25
São Paulo: Greve de trens e metrô é política, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou a greve do metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nesta terça-feira (3). Ele disse que a paralisação é motivada por “interesses políticos e ideológicos”. 

“É lamentável que a população de São Paulo acorde mais uma vez refém de sindicatos que manobram os trabalhadores do transporte público estritamente por interesses políticos e ideológicos. Uma greve ilegal e abusiva, na qual nem mesmo a decisão da Justiça é respeitada e que tem como real objetivo promover o caos e atrapalhar a vida de quem realmente quer trabalhar por nosso Estado”, declarou o chefe do Executivo paulista no X (ex-Twitter). 

Em resposta à declaração do governador, a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, disse que “interesses políticos e ideológicos” é querer vender São Paulo para “atender aos interesses de bilionários que querem lucrar” com a privatização do transporte público.

A paralisação afeta 3 linhas do metrô e 5 do trem metropolitano. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também aderiu à greve.

A decisão é uma resposta dos sindicatos do setor contra as privatizações propostas pela gestão de Tarcísio. O governo estadual e a Prefeitura da capital paulista anunciaram que os serviços estaduais terão ponto facultativo. O Poder Municipal também suspendeu o rodízio de carros e anunciou que haverão mais ônibus circulando na capital.

A Justiça de São Paulo determinou que o Metrô e CPTM operem com 100% da frota em horário de pico e 80% nos demais horários com multa de R$ 500 mil se descumprirem. Segundo a decisão, o metrô deve funcionar normalmente de 6h às 9h e depois das 16h às 19h. Enquanto a CPTM das 4h às 10h e das 16h às 21h.

Os sindicatos solicitaram que passageiros tenham a catraca liberada para evitar prejuízos à população. O pedido foi negado pela Justiça.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump indica possível decisão sobre ataque ao Irã nos próximos 10 dias
Declaração ocorre em reunião do Conselho da Paz, enquanto negociações nucleares avançam com mediação de Omã e EUA enviam reforços militares para o Oriente Médio
O São Paulo acelera renovações para nove jogadores em fim de contrato
Diretoria prioriza permanência de pilares e resolve casos avançados antes do meio do ano
Ex-presidente Yoon Suk Yeol recebe prisão perpétua por insurreição na Coreia do Sul
Tribunal considerou o ex-líder culpado de liderar tentativa de golpe via lei marcial em 2024; promotoria pedia pena de morte, mas país não executa ninguém desde 1997
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
STF declara inconstitucional lei municipal que instituiu Escola Sem Partido
Por unanimidade, plenário suspende norma de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) por violação à liberdade de ensino, pluralismo de ideias e invasão de competência da União
MBL adia manifestação contra escândalo do Banco Master
Movimento altera data de ato previsto para 21 de fevereiro devido a desenvolvimentos no caso
Carregando..