“Suposto fato novo” requer apuração sobre Lancellotti, diz Arquidiocese

"Recente divulgação de laudos periciais com resultados contraditórios" requer nova investigação, diz Arquidiocese de SP; padre é alvo de CPI
Por: Brado Jornal 06.fev.2024 às 15h40 - Atualizado: 06.fev.2024 às 12h20
“Suposto fato novo” requer apuração sobre Lancellotti, diz Arquidiocese
Rovena Rosa/Agência Brasil

A Arquidiocese de São Paulo anunciou na noite de segunda-feira, 5, que “a recente divulgação de laudos periciais com resultados contraditórios e a notícias de um suposto novo abuso sexual envolvendo” o padre Júlio Lancellotti “requerem uma nova investigação da parte da Arquidiocese para a busca da verdade”.

Em nota assinada pelo padre Michelino Roberto, vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, a instituição esclarece ainda que “não houve e não há arquivamento” da denúncia encaminhada sobre Lancellotti pela Presidência da Câmara Municipal de São Paulo.

A divulgação recente de um laudo que implicaria Lancellotti em um caso de abuso sexual agitou também a CPI que está em vias de ser instalada na Câmara Municipal de São Paulo. Os deputados decidem nesta terça-feira, 6, se a comissão parlamentar de inquérito criada para investigar a atuação de ONGs na Cracolândia — e do sacerdote — será tratada como prioridade.


“Serenidade e paz de espírito”

Lancelloti divulgou nota na segunda para dizer que recebeu “com serenidade e paz de espírito, a nota da Arquidiocese de São Paulo, publicada na presente data, informando que apura as acusações lançadas nos últimos dias“.

“Esclareço que as imputações surgidas recentemente — assim como aquelas que sobrevieram no passado — são completamente falsas, inverídicas e tenho plena fé que as apurações conduzidas pela Arquidiocese esclarecerão a verdade dos fatos”, segue sua mensagem.

Segundo o padre, “as acusações estão imbricadas em uma rede de desinformação, que mascara eventuais interesses de setores do poder político e econômico em ceifar aquilo que é o sentido do meu sacerdócio: a luta pelos desamparados e pelo povo de rua”.


Leia a íntegra da nota da Arquidiocese de SP:

“Diante das interpretações equivocadas e amplamente divulgadas na opinião pública sobre a Nota de Esclarecimento da Arquidiocese de São Paulo, publicada no dia 23 de janeiro de 2024, a respeito da denúncia contra o Padre Júlio Renato Lancellotti, recebida da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo no dia 22 do mesmo mês, esclarecemos o seguinte:

  1. Não houve e não há arquivamento dessa atual denúncia e a Arquidiocese segue atenta aos ulteriores elementos sobre os fatos denunciados e a toda investigação séria, fazendo o que lhe comete conforme a norma da Igreja e investigando o caso na área de sua competência, distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade.
  2. O arquivamento mencionado naquela nota referia-se ao procedimento investigativo realizado pela Cúria Metropolitana em 2020. É o que já se dizia na mesma nota de 23 de janeiro.
  3. A recente divulgação de laudos periciais com resultados contraditórios e a notícias de um suposto novo abuso sexual envolvendo o referido sacerdote requerem uma nova investigação da parte da Arquidiocese para a busca da verdade.”


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Corpo de Arthur é achado por pescador em rio do Paraná
Buscas intensas terminam em tragédia após seis dias de mobilização
Aumento alarmante de intoxicações intencionais no Brasil
Especialistas cobram maior controle sobre substâncias tóxicas e políticas de prevenção para conter a escalada de crimes silenciosos
Confronto entre Craque Neto e William Bonner agita debates na TV
Polêmica explode após ironia sobre transmissão da Fórmula 1
Carregando..