Morre o cartunista Ziraldo aos 91 anos

Criador do “Menino Maluquinho” morreu em casa dormindo na tarde deste sábado (6.abr). Presidente Lula lamentou a morte de “um dos maiores expoentes da cultura brasileira”
Por: Brado Jornal 06.abr.2024 às 19h57
Morre o cartunista Ziraldo aos 91 anos
(Fernando Frazão/Agência Brasil)

O desenhista e escritor Ziraldo Alves Pinto morreu na tarde deste sábado (6.abr.2024) aos 91 anos. O criador do “Menino Maluquinho” morreu em casa, dormindo, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. 

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) disse que o corpo de Ziraldo será velado às 10h de domingo (7.abr.2024) no 11º andar da sede da associação, na Rua Araújo Porto Alegre, 71, no centro do Rio de Janeiro.

A causa da morte ainda não foi divulgada. O perfil do cartunista no Instagram publicou apenas uma ilustração do artista de um anjo.

Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG). Era o mais velho de 7 filhos. Seu nome é uma junção dos de seus pais (Zizinha e Geraldo). Tem 3 filhos, Daniela Thomaz, Antônio Pinto e Fabrízia Pinto. É formado em direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mas foi no jornalismo que se destacou.

Iniciou a carreira em 1950, na revista Era uma vez…. Também tem passagens pelas revistas A Cigarra e O Cruzeiro e pelo Jornal do Brasil. É um dos fundadores do Pasquim, veículo que surgiu durante a ditadura militar e subverteu todas as regras e preceitos do jornalismo tradicional.

Além do seu personagem mais famoso, o “Menino Maluquinho”, lançado em 1980, Ziraldo também é criador da “Turma do Pererê”, a 1ª revista em quadrinhos do país, inspirada no folclore brasileiro. Circulou de 1960 a 1964.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TCP se consolida como terceira maior facção criminosa do Brasil com discurso evangélico
Estrela de Davi derrubada no Rio não freia expansão do Terceiro Comando Puro, que já marca presença em pelo menos dez estados e avança no Ceará com alianças locais e intolerância religiosa
Carregando..