Governo tira novos contratos de publicidade do X

Medida não tem prazo para acabar
Por: Brado Jornal 13.abr.2024 às 09h41 - Atualizado: 13.abr.2024 às 09h42
Governo tira novos contratos de publicidade do X
Reprodução

O governo federal suspendeu nesta sexta-feira (12) a formalização de novos contratos de publicidade no X (antigo Twitter). A decisão ocorre após o dono da plataforma, o bilionário Elon Musk, usar a rede social para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A medida não tem prazo para terminar.

O governo sustenta que a suspensão foi baseada em uma norma da Secom (Secretaria de Comunicação Social) que restringe a veiculação de anúncios governamentais em canais que promovem desinformações.

A medida estará vigente até que o Planalto decida sobre um possível embargo permanente à plataforma de Musk.

Entre janeiro e abril deste ano, o governo federal destinou R$ 654 mil para a rede social com o objetivo de impulsionar “publicações de utilidade pública” e ações de comunicação institucional. Os gastos foram realizados por seis ministérios e pela Presidência da República.

As pastas firmaram 95 contratos, de acordo com os dados disponíveis no Portal da Transparência. A Secom foi a recordista de repasses à rede social de Musk. Foram destinados mais de R$ 263 mil à plataforma por meio de 37 contratos desde o início do governo, em janeiro do ano passado.


Musk x Moraes

No último sábado (6), Musk utilizou a sua rede social para acusar Moraes de infringir a Constituição brasileira e promover a censura em decisões judiciais. No domingo (7), o bilionário disse que o ministro do STF deveria renunciar à sua cadeira na Corte ou sofrer um impeachment.

Em resposta, Moraes incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais por “dolosa instrumentalização” do X. Nessa segunda-feira (8), o empresário atacou o ministro novamente, chamando-o de “ditador” e afirmando que ele teria Lula “na coleira”.

Lula reagiu às críticas de Musk e alfinetou o empresário indiretamente em dois eventos do governo federal. Nessa terça (9), ele disse que o dono do X deveria usar o seu dinheiro para “ajudar a preservar” o meio ambiente. Nessa quarta (10), o presidente chamou o bilionário de “empresário americano que nunca produziu um pé de capim” no Brasil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Zara lidera fechamento de lojas na Inditex em nova fase digital do grupo
A Zara foi a marca mais afetada, com 52 fechamentos só no mercado espanhol.
TCP se consolida como terceira maior facção criminosa do Brasil com discurso evangélico
Estrela de Davi derrubada no Rio não freia expansão do Terceiro Comando Puro, que já marca presença em pelo menos dez estados e avança no Ceará com alianças locais e intolerância religiosa
Carregando..