SP: Governo avalia usar IA para montar aulas na rede pública

A Secretaria de Educação nega “substituição”
Por: Brado Jornal 17.abr.2024 às 16h10
SP: Governo avalia usar IA para montar aulas na rede pública
Rovena Rosa/Agência Brasil

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo avalia usar Inteligência Artificial para a produção de material didático para escolas estaduais. Professores receberam orientações para a montagem de aulas do 3º bimestre deste ano.

Nas novas diretrizes, a ferramenta estruturaria a “1ª versão da aula” utilizando assuntos pré-definidos pela gestão de Renato Feder, secretário de Educação de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

No atual modelo, o material didático é definido e estruturado por professores da Seduc. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a nova proposta deixa os especialistas com a função de revisar o material produzido pela IA.

Em nota, o órgão negou que o modelo substitua os 90 professores ligados ao governo do Estado e disse que a proposta está em fase de testes.

A Seduc também negou que a ferramenta será responsável pela montagem das aulas, mas disse que será usada para revisar o material didático dos ensinos Fundamental e Médio.

O Governo de São Paulo tem apostado na digitalização da rede pública para alavancar as métricas de desempenho do ensino. Renato Feder, o atual chefe da Seduc, já foi secretário no Paraná.

Em agosto de 2023, a Seduc anunciou que sairia do PNLD (Programa Nacional de Livros Didáticos), do MEC (Ministério de Educação), por julgar que o material está “mais raso” e que “tenta cobrir um currículo muito extenso de maneira superficial”.

O governo foi fortemente criticado por entidades de ensino e da sociedade civil. Dias depois anunciou um recuo na desistência do PNLD. Feder comentou o caso 1 mês depois e disse que a decisão foi “um dos grandes erros” da sua vida.


Eis a íntegra da nota da Seduc

“Não procede a informação que os professores serão substituídos por ChatGPT ou por qualquer outra ferramenta de Inteligência Artificial (IA). 

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) planeja implementar um projeto-piloto para incluir a IA como uma das etapas do processo de atualização e aprimoramento de aulas do terceiro bimestre dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.  

“Esse processo de fluxo editorial ainda será testado e passará por todas as etapas de validação para que seja avaliada a possível implementação. Nele, as aulas que já foram produzidas por um professor curriculista e já estão em uso na rede são aprimoradas pela IA com a inserção de novas propostas de atividades, exemplos de aplicação prática do conhecimento e informações adicionais que enriqueçam as explicações de conceitos-chave de cada aula.  

“Na sequência, esse conteúdo será avaliado e editado por professores curriculistas em duas etapas diferentes, além de passar por revisão de direitos autorais e intervenções de design. Por fim, se essa aula estiver de acordo com os padrões pedagógicos, será disponibilizada como versão atualizada das aulas feitas em 2023. 

“Atualmente, a Seduc-SP conta com um time de cerca de 90 professores curriculistas"



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
Morte de influencer conhecida como 'Barbie humana' é considerada acidental por overdose de cocaína, concluem IML e Polícia Civil
Laudo aponta infarto após consumo da droga em residência de defensor público na Zona Oeste de São Paulo; investigação descarta crime e inquérito será encerrado nesta semana
Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e anuncia novas regras para decisões no PL
O senador confirmou que já se reconciliou com Michelle: “Falei com ela, pedi desculpas, ela também me pediu. Hoje à tarde teremos uma reunião no PL para estabelecer uma rotina de decisões coletivas e evitar que isso se repita”.
Contran aprova novas regras que facilitam a obtenção da CNH sem autoescola obrigatória
Mudança permite redução de até 80% no custo e maior liberdade ao candidato
Jovem morto por leoa em zoológico de João Pessoa teve pescoço perfurado, aponta laudo do IML
Vulnerabilidade extrema e sonho de “domar leões” marcaram trajetória de Gerson de Melo Machado, de 19 anos
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
Carregando..