EUA negam fornecer a Moraes informações sobre Filipe Martins

Ex-assessor de Jair Bolsonaro está preso desde fevereiro
Por: Brado Jornal 22.abr.2024 às 19h12
EUA negam fornecer a Moraes informações sobre Filipe Martins
Reprodução

O Departamento de Estado dos EUA se negou a emitir informações ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre a entrada ou a saída no país de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro.

A recomendação do governo americano é que as autoridades brasileiras sigam o trâmite de cooperação internacional comum, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em 1º de abril, Moraes determinou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que solicitasse informações sobre o trânsito de Filipe Martins nos Estados Unidos em dezembro de 2022.

Martins foi preso em Ponta Grossa (PR) em 8 de fevereiro, na Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF para levantar provas em investigação sobre uma “organização criminosa” que visava promover um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula (PT) e manter Bolsonaro no poder. 

Assim como Bolsonaro, Martins e outros 21 investigados pela PF prestaram depoimentos em fevereiro deste ano.

Na ocasião, o ex-assessor negou as acusações. Segundo os investigadores, Filipe Martins foi responsável por entregar para o ex-presidente a chamada “minuta do golpe”.

De acordo com a PF, ele seria o autor da minuta que sugeria a prisão de Alexandre de Moraes, do também ministro Gilmar Mendes e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em seu depoimento à PF, o ex-assessor negou ter saído do Brasil em dezembro de 2022. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TCP se consolida como terceira maior facção criminosa do Brasil com discurso evangélico
Estrela de Davi derrubada no Rio não freia expansão do Terceiro Comando Puro, que já marca presença em pelo menos dez estados e avança no Ceará com alianças locais e intolerância religiosa
Lula sanciona isenção do IR até R$ 5 mil e anuncia tributação maior sobre super-ricos
Reforma histórica acaba com privilégios tributários de bilionários e devolve dinheiro ao bolso da maioria dos trabalhadores
Carregando..