PF investiga invasão a sistema de pagamentos do governo federal

Não há detalhes oficiais sobre desvios e cifras que teriam sido transferidas
Por: Brado Jornal 22.abr.2024 às 17h16 - Atualizado: 22.abr.2024 às 17h36
PF investiga invasão a sistema de pagamentos do governo federal
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Sistema de Administração Financeira, o Siafi, foi alvo de uma invasão, neste mês de abril, e existe a suspeita de desvios de recursos da União. A informação foi publicada pela Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (22).

O sistema é usado na execução, processamento e controle financeiro, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro.

Segundo o relato da Folha, "o sistema de autenticação de usuários sofreu um ataque, e gestores habilitados para fazer movimentações financeiras tiveram seus acessos utilizados por terceiros sem autorização".

O jornal também diz que os invasores conseguiram acessar o Siafi utilizando o CPF e a senha do gov.br usada pelos gestores e ordenadores de despesas para utilizar a plataforma de pagamentos.

Também existe a possibilidade de que a coleta de senhas e de usuários teria ocorrido durante meses até os criminosos obterem um número significativo de logins para ter acesso à plataforma e colocar o plano em prática.

Para conter o risco de invasões, o Tesouro Nacional determinou o uso de certificado digital para o acesso ao Siafi. No entanto, novas tentativas de invasão foram detectadas com certificados digitais emitidos por empresas privadas. Diante do caso, passou a ser exigido o certificado digital emitido pelo Serpro, responsável pelo sistema de tecnologia do governo.

Essa não foi a primeira vez que o Siafi foi alvo de uma tentativa de invasão. O último caso ocorreu em 2021. Na época, o então Ministério da Economia, comandado pelo ex-ministro Paulo Guedes, informou que medidas de contenção foram aplicadas pela Polícia Federal e que não houve danos ao sistema.

Procurada, a Polícia Federal (PF), que apura o caso, afirmou que "foi instaurado inquérito e as investigações estão sob sigilo".


Fonte: Gazeta do Povo



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TCP se consolida como terceira maior facção criminosa do Brasil com discurso evangélico
Estrela de Davi derrubada no Rio não freia expansão do Terceiro Comando Puro, que já marca presença em pelo menos dez estados e avança no Ceará com alianças locais e intolerância religiosa
Carregando..