Chuvas RS: saiba como ajudar

O temporal atingiu 154 municípios gaúchos, afetando cerca de 70.000 pessoas; segundo o governador, 29 pessoas morreram
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 09h25
Chuvas RS: saiba como ajudar
Marinha do Brasil/Agência Brasil

As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde o último domingo (28) tem preocupado moradores e autoridades locais, que se mobilizam para ajudar as mais de 70.000 pessoas afetadas. O governo gaúcho reativou a conta “SOS Rio Grande do Sul” para receber doações via Pix que serão revertidas a donativos para as vítimas.

O temporal afetou 154 municípios gaúchos, além de colocar em alerta para o risco de colapso das barragens da região. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), até o momento foram registradas 29 mortes e 60 desaparecimentos, além de mais de 15.000 pessoas desalojadas.

Entidades da sociedade civil, que podem atuar no envio de mantimentos para os afetados pela chuva, também reúnem doações. O Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações, leia abaixo:


Centro Logístico da Defesa Civil Estadual:

Endereço: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre;

Telefone: (51) 3210 4255.


“SOS Rio Grande do Sul”: 

PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38;

Instituição: Banrisul


CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL

Na quarta-feira (1º), o governador do Estado decretou estado de calamidade pública e disse que esse pode ser o “maior desastre da história” da região em termo de perdas materiais. O governo federal reconheceu a situação nesta 5ª feira (2.mai).

Também nesta quinta-feira (2), o governador gaúcho publicou um vídeo em seu perfil no Instagram sobre o vazamento da barragem 14 de julho, que colapsou (assista aqui). Ele disse que o efeito do rompimento não causará uma “enxurrada” sobre os municípios, mas que a água subirá às margens de municípios próximos.

Leite orientou a população a procurar pontos mais elevados no curso do rio e deixar suas casas caso esteja em áreas de risco de inundação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tiroteio deixa dois feridos no Carnaval de Salvador
Incidente ocorreu durante o bloco Kuviteiras no circuito Osmar; vítimas receberam atendimento médico imediato
Ex-pugilista Reginaldo Hollyfield é preso por violência doméstica em Salvador
Prisão em flagrante ocorreu na noite de domingo (15); ele segue detido na Deam de Periperi
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Ala de escola de samba satiriza neoconservadores em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Representação incluiu famílias cristãs, agronegócio e defensores do regime militar em fantasias de latas de conserva
Paulo Vieira revela convite pessoal de Lula e Janja para participar de homenagem na Sapucaí
Humorista desfila como Lula após convite pessoal do casal presidencial para ala da Acadêmicos de Niterói
Estudante de 24 anos morre atropelada por caminhão durante o Carnaval em Salvador
Acidente aconteceu no circuito Barra-Ondina; vítima tentou subir no veículo e caiu
Carregando..