Estudantes da USP organizam acampamento em defesa da Palestina

Manifestantes iniciaram mobilização na noite de terça-feira (7) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Por: Brado Jornal 08.mai.2024 às 15h16
Estudantes da USP organizam acampamento em defesa da Palestina

Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) iniciaram na noite de terça-feira (7) a organizar um acampamento para cobrar medidas de apoio à população palestina durante o conflito que se estende há 7 meses na Faixa de Gaza.

Trata-se da 1ª mobilização do tipo no Brasil desde que universitários dos Estados Unidos e de outros países ocidentais começaram a ocupar instituições de ensino para pedir o cessar-fogo do conflito.

Os alunos paulistas estão localizados na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e pedem uma manifestação oficial da USP pela causa palestina, assim como o fim de parcerias com universidades israelenses.

O movimento é organizado pelo ESPP (Comitê de Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino). Nas redes sociais, recebeu o apoio da Fepal (Federação Árabe Palestina do Brasil), da Frente Palestina de São Paulo e da organização Sanaúd – Juventude Palestina.

Em publicações feitas por participantes no Instagram, é possível ver barracas espalhadas no vão do prédio de Geografia e História da universidade. Placas no local carregam palavras de ordem e slogans, como: “Lula, rompa todas as relações com Israel” e “Cessar-fogo em Gaza”.

Os estudantes também abriram um abaixo-assinado em que pedem “uma forte campanha de mobilização” pelo rompimento imediato de todos os convênios de cooperação acadêmica e científica com o “Estado sionista, genocida e racista de Israel”. Mencionam as parcerias com a Universidade de Haifa, a Universidade Hebraica e a Universidade Ariel.

Segundo os manifestantes, as instituições ajudam Israel a “desenvolver tanto a tecnologia empregada no genocídio palestino como as bases científicas e acadêmicas de sustentação da ideologia e do Estado sionista”. Até o momento, a iniciativa conta com 744 assinaturas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TCP se consolida como terceira maior facção criminosa do Brasil com discurso evangélico
Estrela de Davi derrubada no Rio não freia expansão do Terceiro Comando Puro, que já marca presença em pelo menos dez estados e avança no Ceará com alianças locais e intolerância religiosa
Carregando..