STF pauta processo sobre uso de trans nos banheiros femininos

A decisão da Corte ainda deve gerar uma tese de repercussão geral para estabelecer um padrão do que deve ser aplicado em processos judiciais semelhantes
Por: Brado Jornal 20.mai.2024 às 13h47
STF pauta processo sobre uso de trans nos banheiros femininos

No dia 29 deste mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento de uma ação que solicita a autorização para que pessoas trans usem banheiros de acordo com o gênero com o qual se identificam. Se a ação for aprovada, a decisão será válida para banheiros em espaços públicos e privados.

Além disso, a decisão do Supremo estabelecerá uma tese de repercussão geral, criando um padrão a ser seguido em processos judiciais semelhantes.

“Os transexuais têm direito a serem tratados socialmente de acordo com a sua identidade de gênero, inclusive na utilização de banheiros de acesso público” é a tese sugerida pelo presidente do STF e relator do recurso, Luís Roberto Barroso.

“Na prática, todos os banheiros públicos – aqui entram rodoviárias, centros comerciais, escolas infantis, praças públicas, universidades – deverão aceitar a autoidentificação de gênero como parâmetro para os banheiros. Será o fim dos banheiros femininos. Todo banheiro feminino será um banheiro unissex”, afirmou uma nota da Associação Mulheres Associadas, Mães e trabalhadoras do Brasil (Matria).

O caso em análise do STF é de uma transexual que foi impedida de entrar no banheiro feminino de um shopping de Santa Catarina. De acordo com a autora, ela teria sido abordada de forma vexatória por um segurança do estabelecimento, que teria sido o responsável pela proibição.

Julgada pelas instâncias inferiores, a ação chegou ao STF depois da apresentação de um recurso extraordinário (RE 845.779).

Além de Barroso, o ministro Edson Fachin já apresentou voto favorável, o que mantém o placar de 2 x 0. O julgamento voltou a pauta depois de ter ficado suspenso por mais de 7 anos, quando o ministro Luiz Fux pediu vistas.

Durante o período, houve até pressão de ONGs, através da campanha “Libera o meu xixi, STF”, para dar continuidade ao processo no STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula discute sucessão de Barroso com ministros do STF
Encontro reservado busca acelerar escolha para vaga na Corte
PGR rejeita solicitação de prisão contra Eduardo Bolsonaro em manifestação ao STF
Parecer destaca falta de legitimidade de deputados oposicionistas e reservas da procuradoria para medidas futuras
Corpo de Arthur é achado por pescador em rio do Paraná
Buscas intensas terminam em tragédia após seis dias de mobilização
Trump avança em pauta com Brasil antes de cúpula entre Rubio e Vieira
Ameaça de tarifas contra Brics pressiona para fim de planos contra domínio do dólar
Confronto entre Craque Neto e William Bonner agita debates na TV
Polêmica explode após ironia sobre transmissão da Fórmula 1
Carregando..