Vereador de Curitiba quer substituir esmolas por atendimento social

A cidade de Curitiba pode ser a primeira no Brasil a desestimular o hábito de dar esmolas. Conheça o projeto revolucionário.
Por: Brado Jornal 09.jul.2024 às 10h47
Vereador de Curitiba quer substituir esmolas por atendimento social
Rovena Rosa/Agência Brasil

Em uma tentativa de reformular a assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, Curitiba está considerando uma proposta legislativa que pode transformar a maneira como a cidade aborda a beneficência pública. Através do projeto “Dê futuro, não dê esmolas”, o município busca encorajar a população a direcionar sua generosidade de uma forma que promova a reintegração social.

A proposta, que atualmente aguarda aprovação da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, foi desenvolvida pelo vereador Eder Borges (PL-PR). Sua visão destaca os possíveis efeitos negativos de dar dinheiro diretamente às pessoas nas ruas e sugere uma abordagem mais estruturada para o cuidado social.

A campanha proposta visa educar os cidadãos sobre as alternativas ao ato de dar esmolas. Com dados de contato e informações acessíveis, ela procura facilitar a conexão entre os curitibanos e os serviços sociais disponíveis.

Segundo o projeto, a Prefeitura de Curitiba não só informará sobre os serviços de apoio existentes como também promoverá ações para encaminhar os necessitados até eles. Convênios com o setor privado e organizações civis estão previstos para auxiliar na elaboração e divulgação de campanhas educativas.

O intuito da medida, conforme explanado por Borges, é combater o ciclo de dependência gerado pelo costume de dar esmolas e, simultaneamente, combater explorações de vulnerabilidades, como o uso mal-intencionado de crianças para a mendicância. O vereador reitera que esse grupo populacional merece mais do que ajuda momentânea; necessita de um suporte estruturado que ofereça verdadeiras perspectivas de melhoria de vida.

Além disso, a iniciativa também pretende atender a um público mais amplo, abrangendo desde crianças até idosos, todos em risco social, encaminhando-os para instâncias apropriadas onde possam receber o suporte necessário para reintegração na sociedade e no mercado de trabalho.

A sede por mudança e a luta para instaurar métodos de auxílio mais eficazes em Curitiba reforçam a crescente conscientização sobre as melhores práticas de apoio social. A proposta ainda precisa passar pela aprovação das comissões temáticas da Câmara e, caso seja aprovada e sancionada, trará uma nova forma de colaboração comunitária à cidade, alterando a face da caridade cotidiana.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula acusa Estados Unidos de usar dados falsos para justificar tarifas
Presidente brasileiro rebate proposta de Donald Trump e destaca redução no desmatamento da Amazônia como prova de compromisso ambiental
Grupo Mateus inaugura nova loja no Maranhão
Rede varejista, terceira maior do país, abre unidade em São José de Ribamar após reestruturação que envolveu fechamento de 28 estabelecimentos e corte de 6,6 mil empregos
CCJ aprova redução da maioridade penal para 16 anos em crimes graves
Comissão da Câmara dá aval à PEC que altera a Constituição, mas texto ainda precisa de análise de mérito e votações em plenário
Carlos Muniz Filho defende prevenção social no combate à violência
Pré-candidato a deputado federal pelo PSDB afirma que reforço policial sozinho não resolve o problema e defende mais investimentos em educação, esporte e projetos para jovens na Bahia
Baiano condenado por massacre em cinema vira escritor de true crime
Homem de Salvador, que cumpriu pena por atentado a tiros em cinema de São Paulo há mais de 25 anos, agora escreve livros sobre casos criminais e publica relato detalhado de sua própria história
Cerimônia homenageia heróis do Riachuelo
Evento na Praça Riachuelo, em Salvador, celebra 161 anos da Batalha Naval e reforça laços entre ACB e Marinha do Brasil
Carregando..