Vereador de Curitiba quer substituir esmolas por atendimento social

A cidade de Curitiba pode ser a primeira no Brasil a desestimular o hábito de dar esmolas. Conheça o projeto revolucionário.
Por: Brado Jornal 09.jul.2024 às 10h47
Vereador de Curitiba quer substituir esmolas por atendimento social
Rovena Rosa/Agência Brasil

Em uma tentativa de reformular a assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, Curitiba está considerando uma proposta legislativa que pode transformar a maneira como a cidade aborda a beneficência pública. Através do projeto “Dê futuro, não dê esmolas”, o município busca encorajar a população a direcionar sua generosidade de uma forma que promova a reintegração social.

A proposta, que atualmente aguarda aprovação da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, foi desenvolvida pelo vereador Eder Borges (PL-PR). Sua visão destaca os possíveis efeitos negativos de dar dinheiro diretamente às pessoas nas ruas e sugere uma abordagem mais estruturada para o cuidado social.

A campanha proposta visa educar os cidadãos sobre as alternativas ao ato de dar esmolas. Com dados de contato e informações acessíveis, ela procura facilitar a conexão entre os curitibanos e os serviços sociais disponíveis.

Segundo o projeto, a Prefeitura de Curitiba não só informará sobre os serviços de apoio existentes como também promoverá ações para encaminhar os necessitados até eles. Convênios com o setor privado e organizações civis estão previstos para auxiliar na elaboração e divulgação de campanhas educativas.

O intuito da medida, conforme explanado por Borges, é combater o ciclo de dependência gerado pelo costume de dar esmolas e, simultaneamente, combater explorações de vulnerabilidades, como o uso mal-intencionado de crianças para a mendicância. O vereador reitera que esse grupo populacional merece mais do que ajuda momentânea; necessita de um suporte estruturado que ofereça verdadeiras perspectivas de melhoria de vida.

Além disso, a iniciativa também pretende atender a um público mais amplo, abrangendo desde crianças até idosos, todos em risco social, encaminhando-os para instâncias apropriadas onde possam receber o suporte necessário para reintegração na sociedade e no mercado de trabalho.

A sede por mudança e a luta para instaurar métodos de auxílio mais eficazes em Curitiba reforçam a crescente conscientização sobre as melhores práticas de apoio social. A proposta ainda precisa passar pela aprovação das comissões temáticas da Câmara e, caso seja aprovada e sancionada, trará uma nova forma de colaboração comunitária à cidade, alterando a face da caridade cotidiana.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest aponta Lula à frente de Flávio Bolsonaro em simulação de segundo turno
Presidente aparece com 45% das intenções de voto contra 37% do senador, vantagem de oito pontos; pesquisa capta efeitos de briga familiar bolsonarista e operação contra aliado petista
Esposa de investigado usou dinheiro desviado do INSS em cirurgia plástica
Polícia Federal identificou que recursos obtidos de forma irregular financiaram procedimentos estéticos e outros gastos pessoais do casal
Flávio Bolsonaro apoiou lei que governo Lula estuda para retaliar tarifaço americano
Senador e pré-candidato presidencial votou a favor da Lei da Reciprocidade Econômica, instrumento que pode ser acionado contra medidas protecionistas dos EUA
Pacheco se reuniu com dirigente de entidade suspeita de fraudes no INSS, aponta PF
Relatório da Polícia Federal menciona encontro com presidente da Conafer para tratar de nomeação no órgão previdenciário
Justiça de São Paulo concede guarda provisória do filho de Karina Kufa ao pai
Decisão liminar ocorre após casamento da advogada com Thiago Brennand, preso e condenado por agressões e estupro
Adolescente morto a tiros durante emboscada em Salvador
Ataque em Cajazeiras IV deixou o jovem de 17 anos sem vida e feriu outras duas pessoas que estavam no mesmo veículo
Carregando..