Vereador de Curitiba quer substituir esmolas por atendimento social

A cidade de Curitiba pode ser a primeira no Brasil a desestimular o hábito de dar esmolas. Conheça o projeto revolucionário.
Por: Brado Jornal 09.jul.2024 às 10h47
Vereador de Curitiba quer substituir esmolas por atendimento social
Rovena Rosa/Agência Brasil

Em uma tentativa de reformular a assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, Curitiba está considerando uma proposta legislativa que pode transformar a maneira como a cidade aborda a beneficência pública. Através do projeto “Dê futuro, não dê esmolas”, o município busca encorajar a população a direcionar sua generosidade de uma forma que promova a reintegração social.

A proposta, que atualmente aguarda aprovação da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, foi desenvolvida pelo vereador Eder Borges (PL-PR). Sua visão destaca os possíveis efeitos negativos de dar dinheiro diretamente às pessoas nas ruas e sugere uma abordagem mais estruturada para o cuidado social.

A campanha proposta visa educar os cidadãos sobre as alternativas ao ato de dar esmolas. Com dados de contato e informações acessíveis, ela procura facilitar a conexão entre os curitibanos e os serviços sociais disponíveis.

Segundo o projeto, a Prefeitura de Curitiba não só informará sobre os serviços de apoio existentes como também promoverá ações para encaminhar os necessitados até eles. Convênios com o setor privado e organizações civis estão previstos para auxiliar na elaboração e divulgação de campanhas educativas.

O intuito da medida, conforme explanado por Borges, é combater o ciclo de dependência gerado pelo costume de dar esmolas e, simultaneamente, combater explorações de vulnerabilidades, como o uso mal-intencionado de crianças para a mendicância. O vereador reitera que esse grupo populacional merece mais do que ajuda momentânea; necessita de um suporte estruturado que ofereça verdadeiras perspectivas de melhoria de vida.

Além disso, a iniciativa também pretende atender a um público mais amplo, abrangendo desde crianças até idosos, todos em risco social, encaminhando-os para instâncias apropriadas onde possam receber o suporte necessário para reintegração na sociedade e no mercado de trabalho.

A sede por mudança e a luta para instaurar métodos de auxílio mais eficazes em Curitiba reforçam a crescente conscientização sobre as melhores práticas de apoio social. A proposta ainda precisa passar pela aprovação das comissões temáticas da Câmara e, caso seja aprovada e sancionada, trará uma nova forma de colaboração comunitária à cidade, alterando a face da caridade cotidiana.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula lidera com 40% contra 36% de Flávio Bolsonaro após escândalos
Pesquisa PoderData/Aya aponta empate técnico no 1º turno; levantamento foi realizado após série de denúncias envolvendo o senador
Vereador do PT é preso em operação contra lavagem de dinheiro do PCC em SP
Senival Moura foi detido na Operação Última Parada; MP investiga uso de empresa de ônibus para movimentar recursos da facção
Dois fortes terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 atingem a Venezuela
Duas abalos sísmicos ocorridos em sequência na noite de 24 de junho deixaram ao menos 32 mortos e mais de 700 feridos, com colapsos de prédios em várias regiões e estado de emergência declarado.
Flávio Bolsonaro responde a vídeo de Michelle e reafirma convite para diálogo com lideranças femininas
Senador nega intenção de ofender ex-primeira-dama, pede desculpas caso tenha ocorrido algum mal-entendido e detalha tentativas de aproximação antes da publicação do vídeo.
Samir Xaud se reconcilia com a esposa após crise no casamento
Presidente da CBF e a mulher decidem dar nova chance ao relacionamento e planejam viagem romântica a Ibiza
Brasil vence Escócia por 3 a 0, termina em primeiro no Grupo C e encara 2º do Grupo F na segunda fase
Seleção brasileira avança com vitórias convincentes e define adversário do mata-mata para segunda-feira (29)
Carregando..