Incêndios na Amazônia batem recorde do século sob gestão de Marina Silva

2024 registra maior número de queimadas em 17 anos; governo lança medidas para combate ao fogo e crise hídrica
Por: Brado Jornal 03.jan.2025 às 08h01
Incêndios na Amazônia batem recorde do século sob gestão de Marina Silva
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Amazônia registrou em 2024 o maior número de focos de incêndio desde 2007, com 140.328 ocorrências contabilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O dado marca o maior índice sob a gestão da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

Este número supera os registrados nos últimos 17 anos, sendo o maior desde 2007, quando foram computados 186.463 focos de incêndio. O recorde histórico permanece em 2004, com 218.637 queimadas – também sob a gestão de Marina Silva durante o primeiro governo Lula.  


Cenário crítico e justificativas 

A pior seca já registrada no Brasil em 2024 contribuiu para a propagação dos incêndios, que atingiram níveis alarmantes. Marina Silva declarou em setembro que as queimadas tinham origem criminosa e reconheceu a limitação do governo em conter todos os focos de incêndio.  

Ainda assim, a ministra foi criticada por adotar um tom diferente daquele usado contra o governo Bolsonaro, quando se posicionava de forma contundente contra a política ambiental da gestão anterior.  

Os 5 maiores picos de incêndios na Amazônia nas últimas duas décadas ocorreram durante a gestão de Marina Silva: 2004, 2005, 2006, 2007 e 2024.  


Desmatamento em queda

Apesar do aumento nas queimadas, o desmatamento apresentou queda significativa em 2024. Dados do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento) indicam que 6.288 km² de floresta foram desmatados, uma redução de 25,7% em relação a 2023.  

Esse é o menor índice de desmatamento em área total dos últimos nove anos. O governo Lula mantém como meta zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Professor da UFRJ pede desculpas por comentário sobre família Justus
Marcos Dantas, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), emitiu na segunda-feira (7.jul.2025) uma nota de esclarecimento direcionada ao empresário Roberto Justus
Carregando..