Brasil Exclusivo

Bolsonaro criou mercado de crédito de carbono e abriu espaço para privatização da Amazônia

A exploração da Amazônia, iniciada por Bolsonaro, continua no governo Lula, intensificando a privatização disfarçada da floresta.
Por: Lorran Lima 07.fev.2025 às 07h38
Bolsonaro criou mercado de crédito de carbono e abriu espaço para privatização da Amazônia
© Leonardo Milano/ICMBio

A criação do mercado regulado de crédito de carbono no Brasil, oficializada pelo governo Jair Bolsonaro em maio de 2022, abriu caminho para o controle privado da Amazônia e o avanço de interesses corporativos sobre a floresta.

O decreto, aguardado desde 2009, regulamentou a comercialização de créditos de carbono e metano, permitindo que empresas compensem suas emissões poluentes por meio de investimentos ambientais. Em setembro do mesmo ano, o BNDES, então sob o comando de Paulo Guedes, firmou contrato com o Consórcio PSA e Créditos de Carbono, liderado pela Ambipar, para estudar um modelo de concessão ambiental baseado no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

A medida abriu espaço para que empresas privadas assumam o controle de áreas públicas da Amazônia sob a justificativa de preservação, levantando preocupações sobre a soberania nacional e uma possível privatização disfarçada da floresta.

No governo Lula, esse processo continua e se intensifica. A política de concessões ambientais e créditos de carbono segue em expansão, permitindo que a exploração econômica da Amazônia avance sob a justificativa de conservação. Além disso, em 2025, o governo assinou um acordo com a Ambipar durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, aprofundando o envolvimento de empresas privadas na administração de áreas sensíveis da Amazônia, incluindo terras indígenas, o que levanta novas preocupações sobre a privatização e os direitos territoriais.

O deputado Filipe Barros foi um dos poucos a criticar a iniciativa de Lula com a Ambipar. Contudo, ele omite o fato de que o próprio governo Bolsonaro já havia dado passos semelhantes em 2022, ao formalizar a parceria com a empresa para a exploração da Amazônia, com o mesmo discurso de preservação ambiental. Assim, enquanto o governo atual se torna alvo de críticas, é essencial recordar que o modelo de concessões e privatização ambiental foi inaugurado no governo Bolsonaro e segue sendo aprofundado na gestão de Lula, com potenciais consequências para a floresta e o país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
EUA finalizam recomendação de novas tarifas contra o Brasil e abrem espaço para mais exceções
De acordo com fontes presentes na reunião virtual realizada na terça-feira (14), Greer considerou encerradas as negociações e criticou a postura brasileira, alegando falta de empenho nas conversas.
Flávio Bolsonaro apoiou lei que governo Lula estuda para retaliar tarifaço americano
Senador e pré-candidato presidencial votou a favor da Lei da Reciprocidade Econômica, instrumento que pode ser acionado contra medidas protecionistas dos EUA
OAB pede a Moraes liberação de visitas de Flávio Bolsonaro a Jair como advogado
Entidade defende prerrogativas profissionais e argumenta que senador não é apenas familiar do ex-presidente
Flávio Bolsonaro escolhe Carlos Portinho para o Senado pelo PL no Rio de Janeiro
Decisão define o nome que ocupará a vaga deixada por Cláudio Castro
Foto de Flávio Bolsonaro com Sicário é divulgada por site de notícias
Flávio Bolsonaro afirmou, por meio de nota enviada ao ICL Notícias, que não conhece a pessoa retratada na foto. Como figura pública muito popular, ele recebe diariamente pedidos de selfies de desconhecidos nas ruas e, por isso, seria impossível identificar todos
Alexandre de Moraes proíbe Flávio Bolsonaro de visitar o pai até depois do 1º turno
Ministro do STF suspende visitas por 90 dias; decisão impede encontro antes das eleições de outubro
Carregando..