O neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa teve seu visto para os Estados Unidos revogado após publicar nas redes sociais uma mensagem celebrando o assassinato do líder ultraconservador americano Charlie Kirk, morto com um tiro na coluna cervical durante uma palestra na quarta-feira (10.set.2025). A decisão foi anunciada pelo vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump, Cristopher Landau, que criticou duramente o médico.
“Entre todo o conteúdo online repugnante que já vi, este é talvez o mais chocante. Um NEUROCIRURGIÃO do Brasil elogia a ‘mira impecável’ do assassino de Charlie Kirk, mencionando com precisão a ‘coluna cervical’. Um profissional que fez o Juramento de Hipócrates?”, questionou Landau. Ele afirmou ter ordenado ao chefe de Assuntos Consulares a cassação imediata do visto de Barbosa, além de incluir um alerta para impedir futuras emissões. Landau também sugeriu que as autoridades brasileiras de licenciamento médico avaliem a conduta do profissional que “deseja publicamente a morte de quem pensa diferente politicamente”.
No Brasil, o Conselho Regional de Medicina abriu uma investigação contra Barbosa após denúncia do vereador Thiago Medina (PL), endossada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL). A apuração foi motivada por uma postagem do médico, na qual escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Após a repercussão, Barbosa excluiu seu perfil no Instagram.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...