EUA cancelam visto de neurocirurgião brasileiro por postagem sobre assassinato de Charlie Kirk

Por: Brado Jornal 14.set.2025 às 11h49
EUA cancelam visto de neurocirurgião brasileiro por postagem sobre assassinato de Charlie Kirk

O neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa teve seu visto para os Estados Unidos revogado após publicar nas redes sociais uma mensagem celebrando o assassinato do líder ultraconservador americano Charlie Kirk, morto com um tiro na coluna cervical durante uma palestra na quarta-feira (10.set.2025). A decisão foi anunciada pelo vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump, Cristopher Landau, que criticou duramente o médico.


“Entre todo o conteúdo online repugnante que já vi, este é talvez o mais chocante. Um NEUROCIRURGIÃO do Brasil elogia a ‘mira impecável’ do assassino de Charlie Kirk, mencionando com precisão a ‘coluna cervical’. Um profissional que fez o Juramento de Hipócrates?”, questionou Landau. Ele afirmou ter ordenado ao chefe de Assuntos Consulares a cassação imediata do visto de Barbosa, além de incluir um alerta para impedir futuras emissões. Landau também sugeriu que as autoridades brasileiras de licenciamento médico avaliem a conduta do profissional que “deseja publicamente a morte de quem pensa diferente politicamente”.


No Brasil, o Conselho Regional de Medicina abriu uma investigação contra Barbosa após denúncia do vereador Thiago Medina (PL), endossada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL). A apuração foi motivada por uma postagem do médico, na qual escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Após a repercussão, Barbosa excluiu seu perfil no Instagram.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PUC-RS cancela evento de Eduardo Bueno após polêmica sobre morte de Charlie Kirk
No sábado (13.set), outro compromisso do escritor foi suspenso na Livraria da Travessa, também na capital gaúcha, em uma decisão conjunta com o estabelecimento.
Carregando..