Conflito entre facções deixa quatro mortos em Costa Barros, incluindo moradores

Invasão de residência e tiroteios intensos marcam disputa no Complexo da Pedreira
Por: Brado Jornal 27.out.2025 às 09h39
Conflito entre facções deixa quatro mortos em Costa Barros, incluindo moradores
Foto: Reprodução/TV Globo
Na madrugada desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, um violento confronto entre facções criminosas no bairro de Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou na morte de quatro pessoas, incluindo dois moradores. A disputa envolveu traficantes do Comando Vermelho (CV), que tentaram invadir o Complexo da Pedreira, controlado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), desencadeando intensos tiroteios.

De acordo com a Polícia Militar, o conflito começou quando membros do CV, vindos do Complexo do Chapadão, iniciaram uma tentativa de tomar o território rival. O TCP reagiu com disparos, forçando os invasores a recuarem. Durante a fuga, dois criminosos do CV, encurralados, invadiram uma casa, onde ocorreu um novo confronto. “Homens do TCP cercaram o imóvel, e houve troca de tiros com uso até de granadas”, informou a PM.

Nesse episódio, Marli Macedo dos Santos, de 60 anos, foi baleada na cabeça por um dos invasores dentro de sua própria residência. Socorrida, ela foi levada ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, mas não resistiu aos ferimentos. Em outro ponto da Pedreira, Elison Nascimento Vasconcelos, de 33 anos, foi atingido no peito enquanto saía de um evento de pagode. Ele chegou a ser levado ao Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, mas também faleceu.

A PM interveio para conter a violência, resultando na morte de dois suspeitos e na prisão de outros três, incluindo o responsável por invadir a casa de Marli. Durante a operação, foram apreendidos sete fuzis e recuperados seis veículos roubados. “A Polícia Militar determinou a ocupação da região por tempo indeterminado e mantém diálogo com instituições públicas para assegurar a continuidade dos serviços de saúde à população”, declarou a corporação.

O confronto também gerou pânico entre moradores e comerciantes. Funcionários e clientes de um estabelecimento local precisaram se esconder na cozinha e no banheiro para escapar dos disparos. Uma caixa d’água na região foi perfurada por tiros, mas ninguém no comércio ficou ferido.

Reabertura da UPA marcada por tensão

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, fechada desde 30 de setembro após uma invasão de criminosos, foi reaberta nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. Contudo, a retomada das atividades foi marcada por novo temor: com os tiroteios da madrugada, funcionários da unidade precisaram se abrigar na sala de raio-x para se proteger. Há um mês, dois pacientes da UPA foram agredidos e retirados do local por traficantes, mas liberados logo depois, em um caso que a polícia acredita ter sido motivado por um equívoco.

A PM reforçou a segurança na região para garantir o funcionamento da UPA e outros serviços essenciais, enquanto a comunidade segue lidando com as consequências da violência.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dado Dolabella acusado de agredir Marcela Tomaszewsk, que confirma denúncia após suposta coação
Advogado da modelo alega pressão para negar violência e promete buscar justiça
Carregando..