Lula questiona dólar um dia após primeira transação entre Brasil e China sem a moeda

Em discurso na cerimônia de posse de Dilma no banco dos Brics, presidente defendeu moeda única entre os países do bloco
Por: Brado Jornal 13.abr.2023 às 16h17
Lula questiona dólar um dia após primeira transação entre Brasil e China sem a moeda
Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Em viagem à China, o presidente Lula criticou nesta quinta-feira (13) o uso do dólar como moeda para negócios internacionais, um dia após a primeira transação entre os dois países sem a moeda.

Em discurso na cerimônia de posse de Dilma Rousseff no banco dos Brics, o presidente defendeu o uso de uma moeda única entre os países do bloco — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Por que não podemos fazer o nosso comércio lastreado na nossa moeda?”, questionou Lula. “Nós precisamos ter uma moeda que transforme os países numa situação um pouco mais tranquila. Porque hoje um país precisa correr atrás de dólar para poder exportar, quando ele poderia exportar em sua própria moeda, e os bancos centrais certamente poderiam cuidar disso”, acrescentou.

O ICBC, Banco Industrial e Comercial da China, na sigla em inglês, informou nesta quarta-feira (12) ter concluído com sucesso a primeira transação internacional em renminbi, RMB, a moeda chinesa.

Segundo o China Daily, o ICBC Brasil, banco de compensação da moeda no país, apoiou ambas as partes na liquidação direta do RMB, demonstrando “vantagens significativas em termos de eficiência de compensação, custos de taxa de câmbio e segurança dos fluxos de fundos e informações.”

“A implementação bem-sucedida desta transação de liquidação internacional em RMB indica que as empresas chinesas e brasileiras agora têm mais opções de moeda para o comércio”, acrescentou a instituição.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Efeito Lula: desemprego avança e Brasil amarga criação pífia de vagas em março; queda de 70%
Reflete uma queda de 70,83% em relação a março de 2024, quando foram criados 245.395 postos.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Carregando..