Passagens aéreas impulsionam alta nos preços de transporte e impactam inflação de janeiro

A inflação desacelerou em janeiro, mas o aumento nos preços das passagens aéreas teve forte impacto no índice de Transportes
Por: Brado Jornal 11.fev.2025 às 10h14
Passagens aéreas impulsionam alta nos preços de transporte e impactam inflação de janeiro
Tânia Rego/Agência Brasil

Os preços das passagens aéreas subiram 10,42% em janeiro, sendo um dos principais responsáveis pela alta no grupo dos Transportes, que registrou uma variação de 1,30% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse aumento contribuiu significativamente para a inflação geral do mês, com impacto de 0,27 ponto percentual no índice total.

O IPCA, divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou uma inflação de 0,16% em janeiro, refletindo uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando a alta foi de 0,52%. Apesar do recuo, o índice ainda apresenta uma inflação acumulada de 4,56%, acima do teto da meta estabelecida para 2025, que é de 4,50%.

O aumento nas passagens aéreas, combinado com a alta de 3,84% no preço do ônibus urbano, foi o principal fator de pressão sobre o grupo de Transportes, que teve o maior impacto sobre a inflação no mês.

O IPCA é considerado o principal indicador da inflação no Brasil e é utilizado pelo Banco Central para definir a política de juros do país. Ele reflete a variação nos preços de uma ampla cesta de produtos e serviços, incluindo transportes, alimentação, saúde, educação, entre outros, e tem como objetivo medir o custo de vida e o poder de compra da população.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Carregando..