Nubank assegura conformidade com leis nacionais e internacionais em meio a tensões com o STF

Crise no setor bancário e posicionamento do Nubank
Por: Brado Jornal 20.ago.2025 às 07h34
Nubank assegura conformidade com leis nacionais e internacionais em meio a tensões com o STF
Foto: Nubank / Divulgação
O Nubank, por meio de sua CEO no Brasil, Livia Chanes, garantiu que a instituição manterá total conformidade com as legislações brasileira e internacional, mesmo diante do recente embate entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo de Donald Trump. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa na terça-feira, 19 de agosto de 2025. "Como política institucional, temos um cumprimento absoluto das leis brasileiras e das leis internacionais, mas, nesse momento, não tem nenhuma ação requerida do nosso lado. Em proteção à privacidade dos nossos clientes, também acho que não posso abrir uma outra informação", afirmou Chanes.

A controvérsia envolve a possibilidade de punições a bancos que aplicarem sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes, conforme sinalizado pelo ministro Flávio Dino, do STF. Dino destacou, em decisão relacionada ao rompimento da barragem de Mariana (MG), que ordens judiciais ou executivas estrangeiras só terão validade no Brasil se homologadas pelo Supremo. A possibilidade de sanções aos bancos surgiu após conversas entre ministros do STF e representantes do setor financeiro, que não ofereceram garantias claras de que as restrições impostas pelo governo Trump contra Moraes não seriam aplicadas no Brasil. Até o momento, tais sanções se limitam a transferências internacionais.

Na mesma terça-feira, o setor bancário sofreu fortes perdas na Bolsa brasileira, impactado pela tensão. O Banco do Brasil registrou a maior queda, com recuo de 6,02%, seguido por Santander (-4,87%), BTG (-3,48%), Bradesco (-3,42%) e Itaú (-3,04%). No total, as instituições bancárias perderam R$ 41,3 bilhões em valor de mercado. A desvalorização contribuiu para o fechamento do Ibovespa em queda de 2,10%, atingindo 134.432 pontos, enquanto o dólar subiu 1,23%, cotado a R$ 5,500.

Novos benefícios para clientes de alta renda

Durante o evento, o Nubank também anunciou novidades voltadas para o público de alta renda, com a reformulação da linha Ultravioleta. A partir de 20 de agosto de 2025, os clientes terão acesso a benefícios ampliados, especialmente no setor de turismo. A cada dólar gasto no Nu Viagens, serão oferecidos 9 pontos ou 5% de cashback. Para transações comuns, fora do turismo, o equivalente será de 2,2 pontos ou 1,25% de cashback. Além disso, a nova versão do Ultravioleta terá IOF zerado em operações internacionais, com spread de 3,5%, e spread zero para compra de moedas estrangeiras na conta global.

Segundo Ally Ahearn, diretora do segmento Ultravioleta, essas mudanças visam atender melhor às demandas dos clientes. "90% dos clientes vão ter um cashback maior que o CDI, e o dinheiro parado em um CDI 200% não incentiva que o cliente gaste em viagens", explicou. A estratégia substitui o investimento em CBD com rendimento de 200% do CDI, que anteriormente era um dos principais atrativos para esse público.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..