TSE confirma ordem para remoção de vídeos da reunião de Bolsonaro com embaixadores

Presidente realizou um encontro com emissários brasileiros e atacou o sistema eleitoral brasileiro, além de colocar em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas; entendimento da Corte foi unânime
Por: Brado Jornal 31.ago.2022 às 13h45
TSE confirma ordem para remoção de vídeos da reunião de Bolsonaro com embaixadores
Foto: Divulgação

De maneira unânime, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão que ordenou a retirada dos vídeos que retratem o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com aproximadamente 40 embaixadores brasileiros no Google, Facebook e na TV Brasil. Na ocasião, o chefe do Executivo federal realizou ataques ao sistema eleitoral brasileiro, além de colocar em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas. O ministro relator do processo, Mauro Campbell Marques, ressaltou que o mandatário abusou do seu direito à liberdade de expressão e manifestou voto pela remoção dos conteúdos. “Nota-se que longe de adotar uma posição colaborativa com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, o representado insiste em divulgar, deliberadamente, fatos inverídicos ao afirmar que há falhas no sistemas de tomada e totalização de votos no Brasil. […] O material veiculado em mídias sociais, em razão da proximidade do pleito, poderia caracterizar meio abusivo para obtenção de votos, com o aumento da popularidade do representado, potencializada pelo lugar de fala por ele ocupado”, declarou o magistrado, além de ressaltar o papel da Corte de vedar a divulgação ou compartilhamento de informações sabidamente falsas ou gravemente descontextualizada. O pedido que provocou o Tribunal Superior Eleitoral a se manifestar foi impetrado pelo PDT, que afirmou tratar-se de “propaganda antecipada negativa”. Os outros ministros – Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, Carlos Horbach, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Sérgio Banhos – acompanharam o entendimento do relator.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden critica gestão de Bolsonaro em entrevista: "eu não faria isso"
Alden criticou a liberação de emendas parlamentares para partidos como PCdoB e PT, algo que ele não faria se estivesse no lugar de Bolsonaro.
Gilmar Mendes enfrenta aliados de Bolsonaro em diálogo tenso sobre Lei Magnitsky
Encontro revela pressões para mudar rumos de investigações e alertas sobre sanções americanas
Tarcísio de Freitas prioriza saúde e não estará em ato pró-Bolsonaro
Governador de São Paulo passará por procedimento médico no mesmo dia da manifestação na Avenida Paulista
Eduardo Bolsonaro provoca tensão no STF com declarações sobre Barroso e Gilmar Mendes
Ação do deputado é vista como ameaça e fortalece união dos ministros em defesa de Moraes
Carregando..