TSE realiza lacração dos sistemas das urnas; Moraes fala em ‘total transparência’

Evento contou com assinatura de representante das Forças Armadas e outras autoridades; presidente do Tribunal Eleitoral voltou a exaltar a confiança no sistema de votação
Por: Brado Jornal 02.set.2022 às 15h29
TSE realiza lacração dos sistemas das urnas; Moraes fala em ‘total transparência’
Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta sexta-feira, 2, a cerimônia de lacração dos sistemas que serão utilizados nas eleições 2022. O evento contou com a assinatura digital de autoridades, como o presidente do Tribunal Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, e representantes da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União, das Forças Armadas e de partidos, como o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).  Em seu discurso, Moraes voltou a dizer que as urnas eletrônicas são um “orgulho nacional” e que a Justiça Eleitoral, assim como os brasileiros, confiam no sistema de votação. Segundo ele, a 30 dias das eleições, a cerimônia mostra a transparência, segurança, seriedade e confiança do TSE com o pleito de outubro. “A Justiça Eleitoral assegura a todos brasileiros e brasileiras, todas eleitoras e eleitores, total transparência nas eleições 2022. Em uma sequência de eleições no maior período de estabilidade democrática, tivemos passo a passo uma evolução nas eleições, passo a passo uma evolução na fiscalização das eleições e o mais importante: tivemos a criação, instalação, desenvolvimento das urnas eletrônicas, verdadeiro motivo de orgulho nacional”, exaltou.

Com a assinatura digital dos sistemas, as urnas foram lacradas digitalmente e fisicamente, sendo então armazenadas na sala-cofre do Tribunal Superior Eleitoral até as eleições. Segundo o TSE, a cerimônia da assinatura digital busca assegura que o software da urna não foi modificado de forma intencional ou não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura. Ou seja, se a assinatura digital for válida, significa que o arquivo não foi modificado. O procedimento também é usado para garantir a autenticidade do programa, confirmando que ele tem origem oficial e foi gerado pelo Tribunal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro Moraes mobiliza AGU para extradição de Carla Zambelli presa na Itália
Deputada, condenada a 10 anos por crimes cibernéticos, aguarda decisão judicial em Roma
Bolsonaro nega relação com sanções dos EUA contra Moraes
Ex-presidente é citado em documento americano que acusa STF e governo Lula de perseguição política
Alexandre de Moraes rejeita defesa do governo nos EUA contra sanções de Trump
Ministro do STF descarta ação da AGU e minimiza impacto de sanções americanas
Eduardo Bolsonaro pressiona STF com ameaças veladas a Barroso e Gilmar
STF reage a “gesto” de Eduardo Bolsonaro como tentativa de intimidação
Trump avalia perdão presidencial para Sean Diddy Combs sob pressão de aliados
Condenado por tráfico sexual, rapper enfrenta sentença em outubro enquanto amigos influentes buscam clemência
Carregando..