Globo promove último debate presidencial do 1º turno hoje

Veja horário, quem participa e como assistir
Por: Brado Jornal 29.set.2022 às 17h28
Globo promove último debate presidencial do 1º turno hoje
Fotomontagem

O terceiro debate entre os candidatos à Presidência da República nas eleições 2022 ocorre nesta quinta-feira, 29, e será transmitido pela Rede Globo. O evento terá início às 22h30 (horário de Brasília) e será dividido em quatro blocos.

O debate será mediado por William Bonner e, de acordo com a programação da TV Globo, poderá durar até 1h40 da sexta-feira, 30.

Esse é o último encontro dos candidatos antes da eleição. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro de 2022 e o segundo turno, se houver, para 30 de outubro.


Quem participa

Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

Se algum candidato faltar, ficou acordado que seu lugar permanecerá vazio, mas será identificado com uma placa com seu nome. O candidato faltoso poderá ser alvo de perguntas.


Regras do debate

O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para um candidato de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.


Coletiva de imprensa

Depois que o debate acabar, cada candidato será conduzido à sala de imprensa, nos Estúdios Globo, onde terá a possibilidade de conceder uma entrevista coletiva. A ordem foi definida por sorteio na presença de representantes dos partidos: Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Padre Kelmon (PTB), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden promove Seminário Valorização dos profissionais de Segurança Pública
Deputado é membro da Comissão de Direitos Humanos
Carregando..