Bolsonaro volta a criticar pesquisas e diz que institutos querem ‘interferir na democracia’

Presidente disse que erros nas projeções quase decidiram eleição no 1º turno e fala em atos antidemocráticos
Por: Brado Jornal 05.out.2022 às 15h56
Bolsonaro volta a criticar pesquisas e diz que institutos querem ‘interferir na democracia’
Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), voltou a criticar as pesquisas eleitorais pelos erros nas projeções das intenções de votos no primeiro turno das eleições 2022. Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 5, o mandatário do país disse esperar que os institutos “não dobrem a aposta por ocasião do segundo turno” e questionou quem estaria financiando os levantamentos. “Há um interesse em pagar a pesquisa. Lembro que no passado muitos eleitores diziam ‘não vou votar em candidatos que vão perder’ e muitos votam dessa maneira. Muitos votaram em quem estava na frente para não ter segundo turno, não perder mais um domingo”, afirmou o presidente. Bolsonaro também disse que as empresas “trabalham para quem os contrata” e a “intenção é de interferir na democracia”. “Falam tanto de atos antidemocráticos, isso é um ato antidemocrático. Esses números abusivos quase decidiram a eleição presidencial em primeiro turno, o que seria um desastre para o Brasil”, concluiu.

A coletiva desta quarta marcou o anúncio do governador Ibaneis Rocha (MDB), reeleito em primeiro turno, ao presidente Jair Bolsonaro. O político condenou os erros das pesquisas – que apontavam até 14 pontos percentuais de diferença entre Lula e Bolsonaro – e defendeu que os institutos sejam responsabilizados, endossando os pedidos de investigação por parte da Polícia Federal. “Os institutos tem agido contra democracia e merecem ser investigados e punidos. Essas divulgações são criminosas e atrapalham a democracia no Brasil”, ponderou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro reafirma que não desistirá da pré-candidatura para apoiar Tarcísio
Senador recua de declaração sobre “preço” e diz que segue no projeto presidencial; governador paulista elogia aliado, mas mantém portas abertas para outros nomes da direita
Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026
O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.
Tarcísio quebra silêncio sobre possível candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto
Governador de São Paulo, apontado como principal nome do bolsonarismo para 2026, comenta pela primeira vez indicação feita por Jair Bolsonaro ao filho
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Carregando..