Vice de Rui Costa declara voto em Bolsonaro

'Tomei juízo', disse João Leão
Por: Brado Jornal 10.out.2022 às 15h25
Vice de Rui Costa declara voto em Bolsonaro
Foto: Divulgação

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP-BA), declarou voto no presidente Jair Bolsonaro. Deputado federal eleito, Leão disse que “tomou juízo” e espera que os baianos o sigam no apoio ao chefe do Executivo, no segundo turno. Leão compunha chapa com Rui Costa (PT), que comanda o Estado.

Leão, contudo, rompeu com o PT, depois de o partido descumprir um acordo com ele. “Chega de PT”, disse, em um evento com apoiadores. “Quero uma vida nova.”

Em março, o PP iniciou uma debandada do governo de Rui Costa. Em uma nota pública, a sigla informou que, em 14 anos de aliança com o PT da Bahia, o PP “contribuiu ativamente” nas três vitórias eleitorais, em 2010, 2014 e 2018.

Como o Brado Jornal mostrou, o partido explicou que, sob a coordenação do senador petista Jaques Wagner, foi prometido ao PP o governo estadual durante os nove meses finais do atual mandato. Isso porque Rui Costa se afastaria para concorrer ao Senado, e o senador Otto Alencar (PSD) disputaria o governo baiano. Nesse arranjo, João Leão se tornaria governador por nove meses, e não se candidataria a nenhum cargo em outubro.

Mas, sem cumprir o acordo, Wagner anunciou uma nova composição da chapa. Nela, o vice-governador não teria nenhuma participação nem assumiria o governo por nove meses. Otto Alencar não aceitou a candidatura a governador, e o PT decidiu um nome próprio, o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro reafirma que não desistirá da pré-candidatura para apoiar Tarcísio
Senador recua de declaração sobre “preço” e diz que segue no projeto presidencial; governador paulista elogia aliado, mas mantém portas abertas para outros nomes da direita
Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026
O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Tarcísio quebra silêncio sobre possível candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto
Governador de São Paulo, apontado como principal nome do bolsonarismo para 2026, comenta pela primeira vez indicação feita por Jair Bolsonaro ao filho
TRE-ES declara deputado federal Gilvan da Federal inelegível por violência política de gênero
Deputado bolsonarista do PL capixaba é punido por chamar Camila Valadão (PSOL) de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”
Carregando..