Bolsonaro está proibido de dizer que PT votou contra o Auxílio Brasil

Decisão é do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE
Por: Brado Jornal 19.out.2022 às 15h59
Bolsonaro está proibido de dizer que PT votou contra o Auxílio Brasil
Foto: Adriano Machado

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, está proibido de dizer que o PT votou contra o Auxílio Brasil. A decisão, da segunda-feira 17, é do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A determinação é em resposta a um pedido da coligação do PT contra uma propaganda eleitoral da campanha do presidente. O magistrado ainda estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil caso o chefe do Executivo descumpra a ordem.

“A Justiça Eleitoral reconheceu serem mentirosas as informações divulgadas por Bolsonaro sobre Lula (PT), candidato à Presidência, ter desprezo pela vida humana”, informou a decisão. “E que ele teria agradecido pela existência do coronavírus, além de afirmar que o PT votou contra o projeto de lei do Auxílio Brasil.”

No vídeo, o chefe do Executivo estaria “descontextualizando” as falas do petista, fazendo os telespectadores entender que Lula “agradeceu” a pandemia. Na mesma peça publicitária, Bolsonaro acusa o PT de votar contra o Projeto de Lei do Auxílio Brasil.

De acordo com a Corte Eleitoral, a propaganda de Bolsonaro evidencia a “divulgação de um fato sabidamente inverídico e descontextualizado, que não pode ser tolerado”. Desse modo, o vídeo usou “falas gravemente descontextualizadas” de Lula para “induzir” os eleitores a acreditarem que o candidato “despreza a vida humana”.

Na publicação, a campanha do presidente diz que Lula mostrou “desprezo pela vida dos brasileiros” e exibe uma fala em que o petista diz “ainda bem, que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus”.

Por fim, ainda informa que “enquanto Lula dizia uma crueldade dessas, o presidente Bolsonaro fazia o maior programa de transferência de renda da história. Além do auxílio emergencial, o presidente criou o Auxílio Brasil, que, diga-se de passagem, os deputados do PT na Câmara votaram contra”.

A fala de Lula foi retirada de uma entrevista concedida ao portal Carta Capital, em maio de 2020. Abaixo está o trecho com a fala completa do ex-presidente:

“O que eu vejo? Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que ‘tem que vender tudo o que é público’, que ‘o público não presta nada’, ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008″.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dino arquiva parte de inquérito contra senador flagrado com dinheiro na cueca a pedido da PGR
Ministro do STF atende solicitação da Procuradoria-Geral e determina trancamento de apurações relacionadas a supostas irregularidades no gabinete; investigação sobre origem do dinheiro segue em curso
Atentado contra Trump: autor é condenado à prisão perpétua nos EUA
Ryan Routh, que tentou assassinar ex-presidente em setembro de 2024, recebe pena máxima sem possibilidade de liberdade condicional; juiz destaca risco contínuo à segurança nacional
Brasil chega aos Jogos de Inverno com delegação histórica e mira primeiro pódio
Equipe recorde de 14 atletas, nascidos em cinco países diferentes, representa o país em Milão-Cortina 2026; expectativa cresce por medalha inédita no esqui e no skeleton
MBL convoca segundo ato de protesto em São Paulo contra Dias Toffoli e Banco Master
Manifestação marcada para esta quinta-feira (05/02), às 18h, na sede do banco no Itaim Bibi, cobra "delação" de Vorcaro e pede saída do ministro do STF da relatoria do caso
Bolsonaro depõe na Papudinha em inquérito por ofensas a Lula
Investigação apura calúnia e injúria em declarações sobre Complexo do Alemão e postagens ofensivas
Craque Neto garante convocação de Neymar para a Seleção Brasileira
Apresentador revela fonte próxima a Ancelotti e destaca preparação especial do jogador para amistosos de março
Carregando..