Israel pede que cidadãos deixem a Turquia

Governo teme que israelenses sofram represália do país de maioria muçulmana; Erdogan condenou ataques a Gaza
Por: Brado Jornal 17.out.2023 às 18h42
Israel pede que cidadãos deixem a Turquia

O Conselho de Segurança Nacional (CSN) de Israel emitiu nesta 3ª feira (17.out.2023) um alerta contra a viagem de israelenses à Turquia e Marrocos, países de maioria muçulmana. Alega preocupações de que os cidadãos sofram represália por causa da escalada da guerra contra o Hamas.

Segundo o comunicado, o nível de alerta para a Turquia foi elevado para 4, com a recomendação de que todos os israelenses deixem o país imediatamente. Quanto a Marrocos, o nível de ameaça subiu para 2 e os turistas israelenses foram aconselhados a tomar precauções adicionais.

“Devido aos eventos em curso, há uma preocupação crescente de que grupos terroristas e indivíduos realizem ataques contra israelenses em vários países ao redor do mundo, mesmo em países sem advertências de viagem. Portanto, o CSN insta a adoção de medidas de segurança rigorosas e a manutenção de uma vigilância extra”, descreve a entidade.

O órgão do governo israelense afirmou também que, por causa da guerra contra o grupo extremista, “houve um aumento significativo nas ameaças de terror contra judeus e israelenses em todo o mundo”.

Para israelenses que ainda não deixaram a Turquia, a ordem é para eles seguirem “rigorosamente” as medidas de segurança recomendadas e evitar aglomerações e exposição de símbolos israelenses e judaicos, bem como evitar locais associados a cultura judaica ou israelense.

O comunicado também se refere a Síria, Líbano, Iraque, Irã e Iêmen como “países inimigos”. Já Líbia, Argélia, Paquistão, Afeganistão e Somália são descritos como “países com níveis elevados de ameaça”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Ciro Nogueira pede auditoria do TCU para apurar prejuízos nos Correios sob gestão atual
Governo Lula ignora perdas bilionárias na estatal, afirma parlamentar
Voto de Moraes no STF pede condenação de Bolsonaro e sete réus por tentativa de golpe
Moraes destacou Bolsonaro como o principal articulador de uma organização criminosa que, entre julho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, planejou desestabilizar os Poderes Constituídos
Carregando..