Embaixador da Palestina diz que vidas de brasileiros valem menos em Gaza

Segundo ele, o Brasil ainda não recebeu autorização para deixar conflito por ser de “terceiro mundo”
Por: Brado Jornal 03.nov.2023 às 19h11
Embaixador da Palestina diz que vidas de brasileiros valem menos em Gaza

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, disse nesta sexta-feira (3) que os brasileiros ainda não receberam autorização para deixar Gaza por serem de um país pobre. “O sangue e a vida daquele primeiro mundo vale mais. É uma realidade. O mundo está tendo um desequilíbrio”, declarou em entrevista.

Brasileiros ainda não estão autorizados a sair da região em conflito. Na sexta-feira, foi a terceira vez que ficaram de fora da lista de autorização. O país aguarda permissão para retirar um grupo de 34 pessoas (24 brasileiros e 10 palestinos que estão em processo ou darão início à imigração ao país). 

Receberam aval para sair 571 pessoas com cidadania de Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México.

Segundo o embaixador, a autorização depende “absolutamente” de Israel. Os cidadãos sairiam por meio da fronteira com Rafah, no Egito.

Ibrahim ainda afirmou que a morte de palestinos no conflito são vistos como um “efeito colateral” da guerra com Israel. “A vida deles não vale tanto quanto a dos outros. Esta é uma realidade que sentimos e o mundo está sentindo”, disse. 

Em outubro, o Brasil apresentou um plano no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para intervenção na guerra, mas os Estados Unidos vetaram a proposta. Para o embaixador, tratou-se de uma tentativa do governo norte-americano de dar uma “carta branca” para a realização dos ataques. 

“O conflito poderia ser parado há 7, 10 dias. Os Estados Unidos podem parar a guerra já, deixando passar uma resolução e obrigar Israel a parar com sua chacina. O povo palestino está pagando e os EUA, permitindo isso”, declarou Ibrahim. 

Questionado sobre a possível autoria de Israel em um ataque a bombas direcionados a um comboio de ambulâncias na Palestina na 5ª feira (2.nov), o embaixador acusou o país rival de cometer genocídio. “Claro que é Israel que está bombardeando. Fica meio esquisito pensar em outro. De onde vai vir?”, questionou. Israel assumiu o ataque aos veículos. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Drone atinge embarcação de ativistas em rota para Gaza
Incidente na costa tunisiana deixa barco danificado, mas sem vítimas
Julgamento de Bolsonaro e réus por tentativa de golpe no STF gera dúvidas sobre possível prisão
Somente após a análise de todos os recursos, e se forem negados, o processo alcançará o trânsito em julgado, momento em que não há mais possibilidade de apelação.
Carregando..