Lenda do reggae Jimmy Cliff falece aos 81 anos

Ícone jamaicano morreu após convulsão seguida de pneumonia, segundo comunicado da família
Por: Brado Jornal 24.nov.2025 às 10h04
Lenda do reggae Jimmy Cliff falece aos 81 anos
Jimmy Cliff se apresenta no Coachella, na cidade de Indio — Foto: Reuters
O cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff, um dos maiores nomes da história do reggae, morreu aos 81 anos nesta segunda-feira (24). A informação foi confirmada pela esposa do artista, Latifa, em comunicado oficial.

“É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que compartilharam essa jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi sua força durante toda a carreira. Ele realmente valorizava cada fã pelo amor que recebia. Também gostaria de agradecer ao Dr. Couceyro e a toda a equipe médica, que foram extremamente solidários e prestativos durante este processo difícil”, escreveu.

O texto, assinado por Latifa, Lilty e Aken, solicita privacidade à família e promete mais detalhes em breve: “Jimmy, meu querido, que você descanse em paz. Vou seguir seus desejos. Espero que todos possam respeitar nossa privacidade nesses tempos difíceis. Mais informações serão fornecidas posteriormente. Nos vemos, e nós vemos você, Lenda”.

Considerado um dos pioneiros do reggae e responsável por popularizar o gênero no mundo, Jimmy Cliff recebeu dois prêmios Grammy: com o álbum Cliff Hanger (1985) e com Rebirth (2012), este último eleito pela revista Rolling Stone um dos 50 melhores discos daquele ano.

O artista também foi condecorado com a Ordem do Mérito, a mais alta honraria da Jamaica, e é um dos apenas um dos dois jamaicanos presentes no Rock and Roll Hall of Fame o outro é Bob Marley.

No cinema, Jimmy Cliff ficou eternizado ao protagonizar o clássico The Harder They Come (1972) e atuou em Club Paradise (1986). Entre suas músicas mais conhecidas estão “I Can See Clearly Now”, “Wonderful World, Beautiful People”, “You Can Get It If You Really Want” e a faixa-título do filme “The Harder They Come”.

Jimmy Cliff tinha forte ligação com o Brasil. Nos anos 1960, antes da fama mundial, morou no país e excursionou com Gilberto Gil. Em 1980, os dois dividiram o palco em uma histórica turnê que passou por Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, lotando estádios nas cinco capitais.

O jornalista Arthur Dapieve destacou essa conexão: “Antes de estourar no mundo, ele morou aqui durante os anos 60 e excursionou com Gilberto Gil e gravou com Cidade Negra. Ele participou com músicas em telenovelas brasileiras. Ele é um nome bem ligado à nossa memória afetiva”.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mulher de Ramagem afirma que viagem aos EUA visava resguardar os filhos
Por meio de postagem em redes sociais, Rebeca denuncia perseguição e falta de imparcialidade judicial; condenado por suposta trama golpista, marido deixou o país apesar de proibições
Piloto de manobras radicais morre aos 36 anos em acidente no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari, natural de Adamantina (SP), perdeu a vida neste domingo durante apresentação de stunt em Penha (SC)
Ucrânia considera proposta revisada dos EUA como alinhada aos seus interesses nacionais
Kiev vê preocupações centrais atendidas em nova versão do plano de paz americano
Carregando..