Polícia Exclusivo

Violência cresce no interior da Bahia e população vive aterrorizada

Facções criminosas avançam, violência aumenta e população fica refém da criminalidade
Por: Lorran Lima 04.fev.2025 às 20h38
Violência cresce no interior da Bahia e população vive aterrorizada
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A criminalidade tem se espalhado pelo interior da Bahia, alcançando até mesmo pequenas cidades do sertão, como Várzea Nova, Irecê e Cafarnaum. Facções criminosas, antes restritas à capital, agora dominam o tráfico de drogas nesses municípios, impondo toque de recolher e elevando os índices de homicídios. O medo tomou conta da população, que se sente abandonada pelo poder público.

A cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, se tornou o exemplo mais alarmante dessa escalada de violência, sendo considerada a mais violenta do Brasil, com índices de homicídios que superam muitas das maiores capitais do país. Moradores relatam o aumento de assassinatos, assaltos e a presença constante de criminosos nas ruas. "Depois das 20h, ninguém mais sai na rua. Estamos reféns da violência", desabafa um morador local.

O impacto da criminalidade também é forte em cidades do sertão como Várzea Nova e Cafarnaum, onde a presença de facções tem gerado um clima de constante insegurança. Essas facções se aproveitam da falta de estrutura policial para expandir suas ações, enquanto o poder público, muitas vezes ausente, não consegue conter o avanço do crime.

Em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, os homicídios também cresceram de forma alarmante, colocando o município entre os mais violentos do Brasil. A expansão do crime para o interior é um reflexo da falta de investimentos em segurança pública durante quase 20 anos de governos do PT na Bahia. O déficit de policiais, a ausência de políticas de inteligência e o fortalecimento das facções são frutos de uma gestão que não priorizou o combate ao crime. Mesmo diante do cenário crítico, o governador Jerônimo Rodrigues não tem adotado medidas eficazes para enfrentar a violência, repetindo a postura inerte de gestões anteriores.

Enquanto isso, a insegurança só cresce e os baianos vivem sob o domínio do medo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Brasileira sofre tentativa de estupro em Paris após fugir de violência no Brasil
Vítima buscava segurança na França, mas enfrentou nova agressão
Brado Rádio comemora 5 anos como a primeira emissora conservadora da Bahia
Desde o início, a Brado se destacou por oferecer uma programação voltada à análise política
Operação Push: Buscas em franquias de pelúcias expõem lavagem de dinheiro ligada ao PCC
Desarticulando rede de comércios infantis usados para branqueamento de recursos ilícitos em shoppings da região metropolitana
Carregando..