PF desmantela esquema de fraude em licitações no Tocantins

Operação Pacto Concreto investiga desvio de R$ 15 milhões em contratos de construção de pontes
Por: Brado Jornal 18.fev.2025 às 07h49
PF desmantela esquema de fraude em licitações no Tocantins
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Pacto Concreto, cumprindo mandados de busca e apreensão em investigação sobre fraude em licitações, desvio de recursos públicos e associação criminosa em Porto Nacional, no Tocantins. O esquema envolve contratos milionários para a aquisição de pré-moldados de concreto destinados à construção de pontes.

Segundo a PF, há indícios de que um grupo formado por servidores públicos municipais, em conluio com empresários, direcionava contratos e promovia superfaturamento. O esquema teria resultado em um prejuízo estimado de R$ 15 milhões aos cofres públicos.

Nesta fase da operação, os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão e dois mandados de suspensão do exercício de funções públicas nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Dianópolis e Araguaína. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Tocantins.

A PF informou que as medidas visam identificar todos os envolvidos no esquema, coletar mais provas sobre os ilícitos e desarticular a organização criminosa. Os crimes investigados incluem frustração ao caráter competitivo de licitações, peculato-desvio e associação criminosa, cujas penas podem chegar a 23 anos de prisão.

O nome da operação faz referência ao conluio entre agentes públicos e empresários suspeitos de envolvimento no direcionamento dos contratos de fornecimento de pré-moldados para pontes no município.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Carregando..