Polícia Exclusivo

Vitória e a maior da história: operação policial no Complexo do Alemão resulta em 64 mortes

Denominada Operação Contenção, a iniciativa visa impedir o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) e capturar líderes da facção
Por: Brado Jornal 28.out.2025 às 15h55
Vitória e a maior da história: operação policial no Complexo do Alemão resulta em 64 mortes
Megaoperação das polícias nos complexos do Alemão e da Penha (foto) tem retaliação, com ruas fechadas. Instituições suspendem atividades — Foto: Fabiano Rocha

Pelo menos 64 pessoas morreram durante a grande ação das forças de segurança do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão. De acordo com o governo estadual, trata-se da maior operação já realizada no estado, com 60 suspeitos de crime, dois agentes da Polícia Civil e dois militares do BOPE entre as vítimas fatais.


Denominada Operação Contenção, a iniciativa visa impedir o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) e capturar líderes da facção que operam no Rio de Janeiro e em outras unidades da federação.


As equipes policiais buscam executar 100 ordens judiciais de prisão contra membros do CV, sendo 30 delas direcionadas a indivíduos de fora do estado, com ênfase em integrantes da organização no Pará que se ocultavam na região. Até o momento mais recente, 81 detenções foram registradas. Dois feridos por disparos permanecem internados e sob vigilância no Hospital da Penha.


Três civis atingidos por projéteis perdidos receberam atendimento no Hospital Getúlio Vargas. Uma das vítimas, uma mulher que treinava em uma academia local, sofreu ferimento superficial e já foi liberada.


Um integrante do BOPE levou um tiro de raspão na perna em meio a confronto armado na zona de mata do complexo. Conforme o comando da tropa, o oficial foi levado ao Hospital Central da Corporação, no Estácio, e seu quadro é estável.


O delegado Bernardo Leal, lotado na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), também foi ferido na perna por bala. A corporação informou que ele se recupera sem gravidade. Dentre os capturados, destaca-se um indivíduo identificado como responsável pelas finanças de Edgar Alves de Andrade, o "Doca" ou "Urso", um dos principais comandantes do Comando Vermelho.


Foram recolhidos pela polícia dez fuzis, uma pistola, três aparelhos celulares e nove motocicletas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pai e filho são mortos por grupo indígena que invadiu fazendas de Itamaraju, sul da Bahia
O incidente gerou alertas de trânsito na BR-101. Pai e filho, Alberto Carlos dos Santos, de 60 anos, e Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, foram vítimas de tiros.
Megaoperação contra avanço do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha resulta em confrontos e prisões
Tiroteios intensos e uso de drones por criminosos marcam fase da Operação Contenção
Integrante baiano do Comando Vermelho é morto em ação policial no Rio
Preso anteriormente por tráfico, Júlio Souza Silva retorna ao crime e morre em confronto
Carregando..