Rui Costa culpa Bolsonaro pela insegurança na Bahia; entenda

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2020, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12).
Por: Brado Jornal 13.set.2021 às 16h49 - Atualizado: 13.set.2021 às 17h02
Rui Costa culpa Bolsonaro pela insegurança na Bahia; entenda

O governador da Bahia Rui Costa (PT) lamentou, nesta segunda-feira (13), a morte de dois policiais militares da Rondesp ocorridas neste fim de semana. Em entrevista à Rádio Metrópole, emissora de Salvador, o político culpou a política de armas para cidadãos de bem adotada no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segundo o governador, facilita o acesso de bandidos a armamentos pesados.

Na ocasião, Rui chamou de “atitude irresponsável” as medidas adotadas pelo presidente Bolsonaro que ampliam o acesso a armas de fogo e munições no país. “É visível e crescente o poderio de armas dos bandidos. Sei que alguém pode dizer que ‘só foi liberado, governador, para pessoas de bem’. O fato é que independentemente de quem compra, essas armas mais cedo ou mais tarde acabam chegando nas mãos dos bandidos. E, hoje a gente, a polícia, tem que ir para rua para enfrentar bandido com fuzil, com equipamento sofisticado, e mesmo essas pessoas sendo presas, contratam escritórios fortes de advocacia, com base na lei, e essas pessoas são colocadas em liberdade. Fica aquela sensação de enxugar gelo”, disse o petista.

CAOS NA BAHIA

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2020, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12). Com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Em números absolutos, ao todo, o estado baiano registrou 5.276 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em 2020. Destas, 5.107 foram enquadrados como homicídio doloso, 104 como latrocínio e 65 como lesão corporal seguida de morte.

Em 2019, a Bahia também foi estado com maior quantidade de mortes violentas. Em comparação com os dados divulgados no último balanço, o estado teve um aumento de 3,5%, com 177 mortes violentas a mais em 2020.

O estado baiano registrou em 2019, 5.099 casos, sendo 4.889 homicídios dolosos, 143 latrocínios e 67 lesões corporais seguidas de morte.

O mês mais violento de 2020, conforme o Monitor da Violência, foi abril, com 534 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 525 mortes violentas.

O aumento de mortes aconteceu mesmo durante a pandemia do novo coronavírus e, em todo o país, o aumento de 5% foi puxado principalmente pelo Nordeste, que teve um aumento expressivo nos assassinatos: 20%. É importante ressaltar que a região também foi a grande responsável pela queda de mortes nos últimos dois anos.

Os dados apontam que:

Houve 5.276 assassinatos em 2020, o que significa 177 mortes a mais que em 2019

Aumento em um ano foi de 3,5%

Mês mais violentos foi o de abril, com 534 crimes

A região Nordeste foi a principal responsável pela alta no país: 20% de aumento



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Carregando..