Em mudança de postura, PDT deve orientar voto contra PEC dos Precatórios

Um encontro de toda bancada com o presidente da legenda, Carlos Lupi, está previsto para ocorrer nesta terça-feira (9), antes da votação de segundo turno da proposta
Por: Brado Jornal 09.nov.2021 às 06h37
Em mudança de postura, PDT deve orientar voto contra PEC dos Precatórios

Em um revés para o Palácio do Planalto às vésperas do segundo turno da PEC dos Precatórios, deputados do PDT que votaram favoráveis ao texto decidiram rever a posição. A mudança de postura foi selada em um jantar nesta segunda-feira (8) onde estiveram nove dos quinze políticos que deram aval à medida.

O apoio massivo do partido à proposta defendida pelo Palácio do Planalto para viabilizar o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil, deflagrou uma crise interna dentro da sigla e levou Ciro Gomes a suspender a pré-candidatura à presidência da República.

A decisão foi apertada. Dos presentes, cinco deputados concordaram em mudar a orientação do partido, enquanto os outros quatro defenderam manter o encaminhamento do primeiro turno. Com a mudança, a estratégia dos parlamentares é evitar eventuais punições disciplinares que poderiam ser discutidas pela Executiva do partido.

Um encontro de toda bancada com o presidente da legenda, Carlos Lupi, está previsto para ocorrer nesta terça-feira (9), data da votação do segundo turno.


Entre os deputados que devem votar favorável a PEC e, com isso, não seguir a nova orientação da legenda, está Eduardo Bismarck (CE). “Não tenho porque mudar meu voto se o acordo que tivemos está sendo cumprido”, afirmou em referência à mudança no texto que prioriza o pagamento de precatórios ao Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).

Além disso, foi acordado com a base do governo a votação de um projeto de lei para regulamentar a destinação de 60% dos recursos dessas dívidas judiciais aos professores.

Os votos favoráveis do PDT no primeiro turno da proposta foram firmados depois de um acordo com o governo para priorizar o pagamento de precatórios devidos do Fundef.

Segundo relatos, a mudança no texto original do relator, deputado Hugo Motta (Republicanos), teria sido comunicada ao comando da legenda antes da votação e mesmo assim houve ruído no partido após o resultado.

E embora a reação de Ciro Gomes tenha sido uma das motivações principais para o partido reavaliar a orientação da bancada, o Ceará, reduto eleitoral da família Gomes, será um dos estados mais beneficiados pelas mudanças na Pec dos precatórios.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Supremo condena Carla Zambelli a mais de cinco anos por perseguição armada
Deputada do PL foi sentenciada por porte ilegal de arma e constrangimento em caso ocorrido às vésperas das eleições de 2022
Deputado solicita reforço na vigilância de Bolsonaro por risco de fuga
A solicitação de Farias inclui medidas para intensificar a segurança no entorno da casa do ex-presidente, como aumento do policiamento ostensivo
Lula critica escolha de imagem em campanha e gera polêmica
Declaração sobre foto de campanha provoca debate
Consulados dos EUA no Brasil retomam vistos de estudante com novas exigências de redes sociais
Novas regras incluem análise de perfis públicos para vistos F, M e J
Ex-assessor de Moraes é alvo de pedido de extradição por vazamento de conversas sigilosas
Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o vazamento teve como propósito abalar a credibilidade e a imparcialidade do STF e do TSE.
Roberta Roma e ACM Neto retomam laços após anos de afastamento
Reaproximação política e pessoal marca novo capítulo na relação entre as famílias Roma e Neto
Carregando..