Gilmar Mendes: 'Política tradicional deu estabilidade ao governo Bolsonaro'

Ministro do STF também comentou a filiação do ex-juiz Sergio Moro ao Podemos
Por: Brado Jornal 15.nov.2021 às 07h48
Gilmar Mendes: 'Política tradicional deu estabilidade ao governo Bolsonaro'

Em entrevista exclusiva à CNN, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou neste domingo (14) a aproximação de Jair Bolsonaro com partidos do Centrão e a possível filiação do presidente ao PL.

“O presidente, quando assumiu lá atrás, disse que não repetiria o modelo do presidencialismo de coalizão e acabou optando por apoio parlamentar a partir das bancadas temáticas. As bancadas temáticas são muito fiéis aos seus próprios interesses. Quando se trata de votar uma emenda específica, que afeta daqueles que eles representam, aí já apresentam dúvidas”, declarou Mendes.

Na avaliação do ministro do STF, as sucessivas derrotas em votações no Congresso fizeram o presidente sentir a necessidade de se aproximar da política tradicional. “Ganhou estabilidade num governo que estava muito instável.”

A entrevista foi concedida em Lisboa, onde o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do qual Mendes é sócio, organiza nesta semana o “Fórum Jurídico”, com a participação de políticos brasileiros.

Mendes também comentou a filiação do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro ao Podemos, que pode viabilizar a candidatura dele à Presidência, e a possível entrada na política do ex-procurador Deltan Dallagnol, que chefiou a Operação Lava Jato.

“A política e os políticos devem comemorar a sinceridade. Se [eles] faziam política antes exercendo cargo de procurador e de juiz, agora o farão no campo certo, no campo da política, filiando-se a um partido político.  Certamente terão que prestar contas do que fizeram no passado”, afirmou Mendes.

“De fato, é a demonstração de que talvez já fizessem política antes, com uma outra camisa. Agora farão política a partir da vestimenta de um partido político e jogando no campo adequado. Boa sorte [a eles]”, acrescentou Mendes, crítico da atuação de Moro e Deltan na Lava Jato.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roberta Roma e ACM Neto retomam laços após anos de afastamento
Reaproximação política e pessoal marca novo capítulo na relação entre as famílias Roma e Neto
Lula critica escolha de imagem em campanha e gera polêmica
Declaração sobre foto de campanha provoca debate
Pt planeja atos para 7 de setembro em defesa da soberania nacional
Reorganização partidária e estratégias para o Dia da Independência
Deputado solicita reforço na vigilância de Bolsonaro por risco de fuga
A solicitação de Farias inclui medidas para intensificar a segurança no entorno da casa do ex-presidente, como aumento do policiamento ostensivo
Lula condena cancelamento de vistos de autoridades brasileiras pelos EUA
De acordo com o jornalista e empresário Paulo Figueiredo, que tem contatos no governo de Donald Trump (Partido Republicano), os vistos de Lewandowski e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foram revogados.
Carregando..