Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador faz duro discurso e aponta tentativa de usurpação e interferência do MP

Segundo Geraldo Jr, um documento enviado pelo MP na segunda-feira (22) apontava sete recomendações à Casa quanto à apreciação de matéria orçamentária e também sobre o tema a infância e da adolescência.
Por: Brado Jornal 23.nov.2021 às 16h35
Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador faz duro discurso e aponta tentativa de usurpação e interferência do MP

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Jr (MDB), fez um duro discurso em resposta ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) a quem o edil acusou de tentar interferir nos trabalhos da Casa. “Aí está uma clara e límpida tentativa de usurpação e interferência do Ministério Público nesta casa”, declarou o emedebista, logo na abertura da sessão desta terça-feira (23). Segundo Geraldo Jr, um documento enviado pelo MP na segunda-feira (22) apontava sete recomendações à Casa quanto à apreciação de matéria orçamentária e também sobre o tema a infância e da adolescência.

Como relatou o presidente da CMS, o MP “ordenou” que as recomendações fossem repassadas ao 43 vereadores e ainda deu prazo de dez dias para que a Casa respondesse se cumpriu ou não a ordem. “Ou seja, não há mais a discricionariedade dos vereadores desta casa. Ora, senhoras e senhores vereadores, que país é que estamos vivendo? Esta casa se respeita e com certeza vive sob a égide da Constituição Federal, onde as competências e atribuições dos poderes constituídos e das instituições a eles submetidos estão perfeitamente delineados”, discursou Geraldo Jr.

O vereador Geraldo Jr ressaltou, no discurso, que a Casa não aceitará a interferência. “As nossas atribuições e limites para legislar estão disciplinados em normas específicas da Carta Magna, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e o nosso regimento”, apontou. O emedebista não chamou apontou as “forças ocultas” como as motivadoras das recomendações e ordem, mas “forças adversas externas”.

“Tenho o maior respeito ao Ministério Público da Bahia, o maior respeito aos ilustres representantes do parquet, mas não posso permitir que o Ministério Público venha intervir nesta Casa. Nós não vamos nos render a esse tipo de recomendação, que, no nosso entendimento, é descabida e desrespeitosa com a nossa instituição, sobretudo com a imunidade material que cada um dos 43 vereadores têm”, declarou Geraldo Jr. O emedebista também mandou um recado para os “desavisados interna corporis” que tenham jogado contra a Casa e ensejado a recomendação ministerial.

O procuradora da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Edivaldo Brito (PSD), salientou que “ninguém tem poder para dizer à Câmara Municipal de Salvador, a mais antiga desse país, a como exercer o ônus que recebeu do povo”. Brito disse que fará um parecer sobre a questão, mas ressaltou que não referendará censura ao poder legislativo municipal. Edivaldo Brito disse que é possível ao Ministério Público agir contra um vereador que tenha agido contra a lei, mas que não cabe aos procuradores indicarem como devem ocorrer os trabalhos no legislativo municipal, tanto quanto não tem poder para promover tais ações contra Assembleias Legislativas ou o Legislativo Federal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prisão de Bolsonaro não deve abalar laços econômicos Brasil-EUA, avaliam empresários
Departamento de Estado critica detenção e encerra período de silêncio sobre o caso
A COP30 termina marcada por controvérsias que vão além do acordo final
Falhas na organização em Belém expõem desafios para eventos globais de clima
Mulher de Ramagem afirma que viagem aos EUA visava resguardar os filhos
Por meio de postagem em redes sociais, Rebeca denuncia perseguição e falta de imparcialidade judicial; condenado por suposta trama golpista, marido deixou o país apesar de proibições
EUA devem classificar regime de Nicolás Maduro como organização terrorista nesta segunda-feira
Designação abre caminho para novas sanções e ações militares; governo Trump acusa Maduro de liderar Cartel de los Soles
Flávio perde força e Tarcísio ganha terreno nas projeções para 2026 após detenção de Bolsonaro
Filho do ex-presidente revela falta de habilidade em ações recentes, abrindo caminho para o governador paulista como alternativa da direita contra Lula
STF mantém por unanimidade prisão preventiva de Jair Bolsonaro
O equipamento apresentou marcas de queimadura em toda a circunferência, conforme relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
Carregando..