Barroso comemora aprovação de André Mendonça ao STF

"A democracia tem lugar para liberais, conservadores e progressistas. O mesmo vale para o STF", disse o ministro a coluna Painel, da Folha de São Paulo.
Por: Brado Jornal 02.dez.2021 às 14h32
Barroso comemora aprovação de André Mendonça ao STF

O ministro Luís Roberto Barroso comemorou a aprovação do Senado da indicação de André Mendonça, novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-chefe da AGU foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira, 1º, e teve chegada ao STF confirmada no plenário da Casa após quase cinco meses de espera.

"A democracia tem lugar para liberais, conservadores e progressistas. O mesmo vale para o STF", disse o ministro a coluna Painel, da Folha de São Paulo.

"O importante é que além do conhecimento jurídico, o candidato seja uma pessoa do bem. Acho que é o caso do ministro André Mendonça", acrescenta Barroso.

Mendonça foi o ministro do STF com menor aprovação no Senado, mas ainda assim, conseguiu votos suficientes para chegar a corte. Ele recebeu 47 votos favoráveis e 32 contra. Houve um ausência entres os senadores e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não teve direito a voto. Os votos são secretos.

Eram necessários pelo menos 41 votos para a confirmação da indicação de Mendonça no plenário. A quantidade de votos a favor no Senado foi a mais baixa obtida dentre todos os atuais integrantes do STF.

Indicado por Bolsonaro como maneira de agradar os evangélicos que o apoiam, André Mendonça disse em sabatina que a sua religião não irá atrapalhar no cumprimento da constituição dentro do STF. Ele também pregou defender as minorias, liberdades de imprensa e expressão, entre outras pautas consideradas progressistas e que divergem de sua postura enquanto ministro da Justiça do atual governo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes interrompe medidas do governo e Congresso e agenda conciliação sobre IOF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (4), a suspensão de atos do governo federal e do Congresso Nacional relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Eduardo Bolsonaro pressiona por adiamento de anistia até sanções contra Moraes
A leitura de Eduardo é que, caso Moraes seja sancionado pelos EUA, o Congresso ganharia força para aprovar uma anistia mais ampla, beneficiando inclusive seu pai, Jair Bolsonaro
Piauí: prefeitura do PT oferece incentivos fiscais à empresa do ‘jogo do tigrinho’
A CPI das Bets, concluída no último mês, pediu o indiciamento de 16 pessoas por atividades ilegais no setor de apostas, incluindo Fernando Oliveira
Tensão entre Tarcísio e bolsonaristas atrasa votações em São Paulo
Nas últimas semanas, o grupo sinalizou descontentamento ao dificultar a aprovação de projetos prioritários do governo
Oposição critica acordo do STF que exclui ressarcimento do INSS do teto fiscal
A AGU justificou a necessidade de abrir crédito extraordinário por Medida Provisória, “dada a urgência e a imprevisibilidade do cenário que se revelou a partir das investigações policiais”
PT mobiliza redes com vídeos de IA para criticar Congresso e Hugo Motta
Segundo um relatório da consultoria Bites, solicitado pelo GLOBO, a campanha começou em 17 de junho, logo após as primeiras reações do Congresso contra o IOF
Carregando..