Em viagem oficial, Bolsonaro pediu prioridade à Petrobras na exploração de petróleo no Suriname

Em seu discurso, o líder do Suriname, agradeceu as doações de vacinas contra a covid-19 feitas pelo Brasil. Também falou sobre a necessidade de haver “solidariedade” entre os países em desenvolvimento.
Por: Brado Jornal 20.jan.2022 às 21h05
Em viagem oficial, Bolsonaro pediu prioridade à Petrobras na exploração de petróleo no Suriname

Nesta quinta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro afirmou ter conversado com o presidente do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, sobre uma possível prioridade à Petrobras na exploração de petróleo no país vizinho.

“Temos a oferecer ao país nossa expertise na prospecção de petróleo e por isso trouxemos o ministro das Minas e Energia”, disse o presidente brasileiro, em um pronunciamento à imprensa ao lado de Santokhi na capital Paramaribo. “Eu cumprimento e agradeço o que conversamos há pouco, na possível prioridade para que o país, através da Petrobras, venha a colaborar na prospecção de petróleo e gás”, continuou Bolsonaro.

“Estou convencido de que a nossa cooperação futura em várias áreas, entre elas comércio, investimento, energia, incluindo aqui petróleo e gás, segurança, defesa, bem como assuntos migratórios e consulares, com certeza renderão resultados concretos em benefício mútuo”, disse o presidente do Suriname.

Em seu discurso, o líder do Suriname, agradeceu as doações de vacinas contra a covid-19 feitas pelo Brasil. Também falou sobre a necessidade de haver “solidariedade” entre os países em desenvolvimento.

Os dos presidentes concordaram em “analisar as possibilidades, à luz do desenvolvimento da indústria de petróleo e gás offshore no Suriname, de cooperação relacionada à construção de capacidade técnica e institucional, ao desenvolvimento de conteúdo local e a energias renováveis, bem como de oferta de possíveis serviços relacionados ao setor energético ao Brasil, respondendo às necessidades dos Estados da Região Norte do país”.

Além das questões na área de energia e infraestrutura, os líderes também devem discutir agendas nas áreas de comércio, investimentos, segurança, defesa, cooperação técnica e questões da pauta regional. Amanhã (21), Bolsonaro fará uma visita à capital da Guiana, Georgetown.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roceirinho, líder da Katiara, é transferido para regime semiaberto em Salvador
Há temores de que Roceirinho possa articular uma aliança entre a Katiara, que atua fortemente no Recôncavo baiano, e o Comando Vermelho (CV), facção carioca com influência em todo o país
Lula critica Motta por quebra de acordo em votação do IOF
O ministro da AGU, Jorge Messias, argumentou que a decisão do Congresso fere a separação de poderes
Tensão entre Tarcísio e bolsonaristas atrasa votações em São Paulo
Nas últimas semanas, o grupo sinalizou descontentamento ao dificultar a aprovação de projetos prioritários do governo
Vereadora propõe declarar Kanye West persona non grata em São Paulo
O projeto destaca a música “Heil Hitler”, lançada recentemente por Kanye West, que exalta o regime nazista e menciona figuras históricas ligadas a crimes contra a humanidade
Curupira, mascote da COP30, gera polêmica entre Nikolas Ferreira e Helder Barbalho
Nikolas Ferreira usou a rede X para criticar a escolha do personagem, descrito como um menino com cabelo de fogo, pés virados para trás e uma lança
PT mobiliza redes com vídeos de IA para criticar Congresso e Hugo Motta
Segundo um relatório da consultoria Bites, solicitado pelo GLOBO, a campanha começou em 17 de junho, logo após as primeiras reações do Congresso contra o IOF
Carregando..