Brasil vive “momento deprimente de desvalorização”, diz Barroso ao deixar presidência do TSE

O ministro afirmou que os “sucessivos ataques às instituições” fizeram dirigentes brasileiros não serem bem-vindos no exterior.
Por: Brado Jornal 18.fev.2022 às 06h14
Brasil vive “momento deprimente de desvalorização”, diz Barroso ao deixar presidência do TSE

Ao deixar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso fez um discurso de despedida. Segundo ele, o país vive um “momento deprimente de desvalorização mundial”.

O ministro afirmou que os “sucessivos ataques às instituições” fizeram dirigentes brasileiros não serem bem-vindos no exterior.

Em meio ao discurso, Barroso fez um balanço de sua gestão à frente do Tribunal. No próximo dia 22, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes tomarão posse como novos chefes da Corte.

Em sua fala, lembrou de críticas ao TSE e ao Judiciário, mencionou manifestações que pediram intervenção militar, o desfile de tanques na Praça dos Três Poderes, as manifestações de 7 de setembro e ataques contra jornalistas.

“Este é o Brasil de hoje, na descrição não de um líder da oposição, mas da Polícia Federal, em relatório elaborado por uma delegada corajosa e independente. Vivemos um momento triste, em que se mistura o ódio, a mentira, as teorias conspiratórias, o anticientificismo, as limitações cognitivas e a baixa civilidade”, declarou Barroso.

“Não é de surpreender que dirigentes brasileiros não sejam bem vindos em nenhum país democrático e desenvolvido do mundo. Em eventos multilaterais, vagam pelos corredores e calçadas sem serem recebidos, acumulando recusas e impedidos de reuniões bilaterais”, acrescentou.

Na visão do ministro, a liberdade de expressão deve ser protegida de quem a utiliza para destruí-la. “O ódio, a mentira e as ameaças não são protegidas pela liberdade de expressão porque se destinam silenciar a expressão dos outros”, defendeu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alerta Vermelho na Governadoria: Jerônimo Rodrigues enfrenta vaias e crise política
A rejeição preocupa a equipe de marqueteiros do governador, com trackings internos apontando queda contínua de popularidade.
Lula critica Motta por quebra de acordo em votação do IOF
O ministro da AGU, Jorge Messias, argumentou que a decisão do Congresso fere a separação de poderes
PT mobiliza influenciadores para reforçar narrativa sobre taxação BBB nas redes
O PT organiza uma ofensiva digital para fortalecer sua posição na disputa de narrativas sobre a taxação BBB, voltada a bilionários, bancos e bets, após a derrubada do decreto que aumentava o IOF
Lula é criticado por 69% dos deputados por pouca atenção ao Congresso
Comparado ao levantamento de maio de 2024, a visão negativa cresceu: antes, 64% dos congressistas apontavam atenção insuficiente, e 27% consideravam o relacionamento adequado
Ataque hacker a empresa de tecnologia financeira é investigado pela PF
O Banco Central confirmou o ataque e esclareceu que sua própria infraestrutura não foi comprometida
Tensão cresce entre Hugo Motta e governo Lula por projeto de anistia
A relação entre o governo Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode enfrentar nova crise caso o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro seja colocado em pauta
Carregando..