Hang assina documento de empresários que pede restrição para importações da China

Apresentação feita ao presidente Bolsonaro cita as importadoras AliExpress, Wish, Shein, Shopee e Mercado Livre
Por: Brado Jornal 23.mar.2022 às 16h45
Hang assina documento de empresários que pede restrição para importações da China

"Contrabando Digital", é assim que alguns empresários brasileiros descrevem o negócio de importadoras que vendem produtos chineses como AliExpress, Wish, Shein, Shopee e Mercado Livre. Um grupo com grandes nomes do varejo brasileiro, formado por Luciano Hang, dono da Havan, Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser, e outros, apresentaram uma denuncia contra as plataformas ao ministro da Economia Paulo Guedes e ao presidente Jair Bolsonaro.

A prática conhecida como "cross border", segundo esses empresários, constitui uma concorrência desleal de produtos importados para as empresas locais. A pauta ganhou força o suficiente para ser apresentada à Procuradoria Geral da República (PGR), segundo o Estadão.

O material da apresentação cita uma “construção de engenharia de como burlar a Receita”. O grupo reivindica que os consumidores sejam taxados pelo governo no momento da compra, e não quando o produto importado passa pela Receita Federal e entra no país, uma vez que, de acordo com dados do grupo, as importadoras burlam a fiscalização e apenas 2% das entregas são devidamente taxadas.

O documento contou com o apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Nacional dos Fabricantes Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP).

As empresas importadora que têm representantes no Brasil (Mercado Livre, AliExpress e Shoppe) afirmaram que atuam em conformidade com as leis locais, além de cobrar que os vendedores também estejam.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Leo Prates anuncia filiação ao Republicanos
Deputado federal deixa o PDT por divergência com aliança do partido ao governo baiano e confirma cerimônia oficial para 26 de março em Salvador
Senador Jaques Wagner cobra definição da chapa de Jerônimo Rodrigues
Petista demonstra irritação com atraso na composição majoritária e defende permanência de Geraldo Júnior como vice
Goiás assina acordo com EUA para compartilhar dados de minerais críticos
Memorando prevê troca de informações geológicas em projetos apoiados pelos americanos, gerando preocupações no governo federal sobre riscos estratégicos
Daniel Vorcaro assina termo de confidencialidade com PF e PGR para iniciar delação premiada e é transferido
Jornal Nacional confirma o acordo do empresário preso no caso Banco Master
Assessor de prefeito é assassinado em assalto no Baixo Sul
Polícia investiga latrocínio após invasão domiciliar em Jaguaripe; vítima, de 45 anos, deixa esposa e filha no local do crime.
Sóstenes Cavalcante anuncia Luiza do Clezão como pré-candidata a deputada federal pelo PL
Líder do partido na Câmara destaca união com senador Wilder Morais em evento que reforça luta por justiça e futuro em Goiás
Carregando..