Augusto Aras nomeia Lindôra Araújo vice-procuradora-geral da República

A Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que, embora a mudança tenha efeito imediato, Jacques de Medeiros seguirá contribuindo com a gestão durante a transição.
Por: Brado Jornal 05.abr.2022 às 06h33 - Atualizado: 05.abr.2022 às 06h33
Augusto Aras nomeia Lindôra Araújo vice-procuradora-geral da República
Subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

O procurador-geral da República, Augusto Aras, nomeou, nesta segunda-feira (4), a subprocuradora Lindôra Maria Araújo para o cargo de vice-procuradora-geral da República. Lindôra substituirá Humberto Jacques de Medeiros, que deixa o posto, a pedido, por motivos pessoais.

A Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que, embora a mudança tenha efeito imediato, Jacques de Medeiros seguirá contribuindo com a gestão durante a transição.

O cargo de vice-procurador-geral é o segundo na hierarquia da PGR. Jacques de Medeiros era responsável pelas investigações criminais envolvendo autoridades com foro privilegiado e atuava perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Lindôra atualmente coordena a Assessoria Jurídica Criminal da PGR e atua perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o STF. Ela também integra o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 da PGR. A cúpula da PGR ainda define se, com a promoção, Lindôra continuará acumulando as funções.

A subprocuradora, uma das mais próximas de Aras e nome de confiança do procurador-geral, se envolveu em polêmicas desde o início da atual gestão. Crítica dos métodos da Lava Jato, Lindôra travou embates com integrantes da hoje extinta força-tarefa da operação. Em junho de 2020, procuradores de Curitiba acusaram Lindôra de uma “tentativa indevida, ilegal e constrangedora” de obter dados sigilosos das investigações.

Lindôra também foi alvo de críticas internas e externas após elaborar um parecer enviado ao STF no qual colocava em xeque a eficácia do uso de máscaras para prevenir contra a propagação da Covid-19. “Os estudos que existem em torno da eficácia da máscara de proteção, portanto, são somente observacionais e epidemiológicos. Dessa forma, não há, nem haverá pesquisa com alta precisão científica acerca do assunto”, escreveu, à época. Ela não se manifestou sobre as críticas que recebeu.

Responsável por investigar autoridades com foro privilegiado no STJ, desde o início da pandemia do novo coronavírus, Lindôra denunciou o então governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, por organização criminosa e desvio de recursos destinados à saúde, e o governador de Amazonas, Wilson Lima, por organização criminosa e pela suposta prática de crimes de dispensa indevida de licitação, fraude à licitação e peculato. No caso de Lima, o STJ recebeu denúncia. No de Witzel, ele acabou afastado e, depois, sofreu o impeachment.

Vice-procurador-geral Eleitoral na gestão de Raquel Dodge, Humberto Jacques continuou no cargo quando Aras assumiu o comando da PGR em setembro de 2019. Em março de 2020, foi promovido ao segundo posto mais importante da instituição, substituindo José Bonifácio Borges de Andrada – com quem Aras tinha desentendimentos na condução de alguns assuntos.

Durante a gestão de Aras, Jacques de Medeiros esteve à frente de parte dos casos criminais em andamento na PGR. Como vice-procurador-geral, atuou no Conselho Superior do Ministério Público Federal e no Conselho Nacional do Ministério Público.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Marcelo Nilo defende Félix Mendonça em meio a operação OverClean
A operação não realizou buscas contra Félix Mendonça, mas o Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra de seu sigilo telefônico
Gastos com supersalários de magistrados crescem 49,3% em um ano
Conforme a Emenda Constitucional 19 de 1998, o teto do funcionalismo público, equivalente ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), é de R$ 46.366,19, pago em parcela única como “subsídio”
Lula rebate críticas da Economist sobre influência global e popularidade
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma carta para responder às acusações da revista britânica The Economist, que apontou uma suposta perda de relevância internacional do Brasil e crescente impopularidade do petista no país
Elon Musk sugere novo partido político e critica projeto de lei nos EUA
Elon Musk, fundador da Tesla, voltou a atacar o projeto de lei de gastos apresentado na segunda-feira (30.jun.2026) e propôs, por meio da rede social X, a formação de um novo partido político nos Estados Unidos
Moraes propõe 17 anos de prisão para homem que gravou vídeo na “cadeira do Xandão”
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na sexta-feira (27.jun.2025) pela condenação de Fábio Alexandre de Oliveira, de 46 anos, a 17 anos de prisão por sua participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília
Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes
Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou
Carregando..