Barroso diz que Forças Armadas são orientadas a “atacar” processo eleitoral

Em seminário na Alemanha, ministro do STF afirma que militares tentam "desacreditar" o processo eleitoral brasileiro e que ataques ao sistema são “totalmente infundados”
Por: Brado Jornal 24.abr.2022 às 20h18 - Atualizado: 25.abr.2022 às 16h31
Barroso diz que Forças Armadas são orientadas a “atacar” processo eleitoral
Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Roberto Jayme/ASCOM/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou neste domingo (24) que as Forças Armadas “estão sendo orientadas para atacar o processo” eleitoral brasileiro.

A fala de Barroso aconteceu em um seminário sobre o Brasil promovido pela Universidade Hertie School, de Berlim, na Alemanha, em uma participação por teleconferência.

Em sua fala, o ministro disse ainda que os militares tentam “desacreditar” o processo eleitoral brasileiro. Afirmou ainda que os ataques ao sistema são “totalmente infundados e fraudulentos”.

“E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar? Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo?”, questionou.

Procurado, o Ministério da Defesa não se pronunciou até o momento da publicação desta reportagem.

“Desde 1996 não tem um episódio de fraude no Brasil. Eleições totalmente limpas, seguras e auditáveis”, afirmou Barroso.

Para Barroso, que é ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “as ameaças institucionais claramente ocorreram no Brasil, mas, apesar de sermos uma democracia jovem, as instituições resistiram”.

“As decisões do STF têm sido respeitadas. Tem um episódio recente que ainda vai ser recolocado em discussão. Mas as decisões do Supremo como regra geral foram cumpridas”, declarou, sem explicitar a que episódio estava se referindo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Malafaia critica direita e Moraes em protesto na Paulista
Malafaia também questionou a condução de Moraes no caso do 8 de Janeiro, chamando as prisões ordenadas pelo ministro de “cortina de fumaça” para proteger a delação de Mauro Cid. Ele classificou como “farsa” a investigação sobre a suposta Abin paralela, sugerindo que a delação é mantida para sustentar o processo
Tarcísio enfrenta críticas de bolsonaristas por discurso na Paulista
Entre os pontos de discórdia, está a expectativa frustrada de que Tarcísio criticasse o Judiciário, especialmente Moraes, alvo recorrente dos apoiadores de Bolsonaro
Jerônimo enfrenta vaias e é aconselhado a evitar público em festa de Ipiaú
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi orientado a não se expor ao público durante o São Pedro de Ipiaú, na madrugada de domingo (29.jun.2025), após uma série de vaias em eventos juninos pelo interior do estado
Aldeia Hippie de Arembepe transformada em reduto do tráfico
O que já foi um símbolo de liberdade e sustentabilidade na década de 1960, a Aldeia Hippie, localizada em Arembepe, a 30 km de Salvador, hoje é dominada pelo Comando Vermelho (CV)
Bayern supera Flamengo com pressão e erros rubro-negros no Mundial
O Bayern abriu o placar cedo, explorando os deslizes do Flamengo na saída de bola. Aos seis minutos, um escanteio cobrado por Kimmich resultou em gol contra de Erick Pulgar, que desviou errado ao tentar cortar
Marcelo Nilo defende Félix Mendonça em meio a operação OverClean
A operação não realizou buscas contra Félix Mendonça, mas o Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra de seu sigilo telefônico
Carregando..