“Ele tem afinidade temática”, diz líder do PTB sobre Silveira em comissões

Deputado condenado pelo STF foi escolhido como integrante das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Segurança Pública da Câmara
Por: Brado Jornal 28.abr.2022 às 06h25
“Ele tem afinidade temática”, diz líder do PTB sobre Silveira em comissões
O deputado federal Daniel Silveira Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O líder do PTB na Câmara, deputado Paulo Bengston (PA), defendeu nesta quarta-feira a indicação do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) como integrante das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Segurança Pública na Casa –nesta última, o parlamentar foi escolhido 1º vice-presidente pelos pares.

“Dentre os nomes da bancada, ele é o que mais tem afinidade temática”, disse Bengston, que também é corregedor da Câmara. Para o líder do PTB, o diploma de bacharel em direito credencia Silveira a fazer parte da CCJ, mais importante comissão da Casa, responsável pela análise da legalidade das proposições e por processos, como a cassação de mandatos.

No outro colegiado, como vice-presidente, o deputado, que foi condenado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal e beneficiado por um indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL), poderá discutir políticas de segurança pública e substituir o presidente na condução das reuniões do grupo.

“Caso Daniel Silveira sofra um processo de cassação na CCJ, ele automaticamente fica impedido de votar e vai se manifestar nos autos, ao fazer sua defesa”, argumentou Bengston. O líder disse que, na reunião em que a bancada escolheu o deputado como titular na CCJ, foi avaliada a hipótese de um revezamento no exercício da função, pois é a comissão de maior importância e visibilidade. A suplente é a deputada Soraya Manato (PTB-ES).

Em relação à atuação na Comissão de Segurança Pública, o líder do PTB não considera os processos disciplinares que Silveira respondeu quando era policial militar no Rio de Janeiro como impedimento para atuar no colegiado. “Ele já respondeu por isso e, como não há acórdão da decisão do STF publicado, ele segue no pleno exercício do mandato.”

“Honestamente, não vejo por que essa balbúrdia em torno da escolha. Não é afronta ao STF, nem à própria Casa. Trabalhamos dentro do regimento interno”, afirmou o líder do PTB.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes propõe 17 anos de prisão para homem que gravou vídeo na “cadeira do Xandão”
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na sexta-feira (27.jun.2025) pela condenação de Fábio Alexandre de Oliveira, de 46 anos, a 17 anos de prisão por sua participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília
Malafaia critica direita e Moraes em protesto na Paulista
Malafaia também questionou a condução de Moraes no caso do 8 de Janeiro, chamando as prisões ordenadas pelo ministro de “cortina de fumaça” para proteger a delação de Mauro Cid. Ele classificou como “farsa” a investigação sobre a suposta Abin paralela, sugerindo que a delação é mantida para sustentar o processo
Marcelo Nilo defende Félix Mendonça em meio a operação OverClean
A operação não realizou buscas contra Félix Mendonça, mas o Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra de seu sigilo telefônico
Jerônimo enfrenta vaias e é aconselhado a evitar público em festa de Ipiaú
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi orientado a não se expor ao público durante o São Pedro de Ipiaú, na madrugada de domingo (29.jun.2025), após uma série de vaias em eventos juninos pelo interior do estado
Tarcísio enfrenta críticas de bolsonaristas por discurso na Paulista
Entre os pontos de discórdia, está a expectativa frustrada de que Tarcísio criticasse o Judiciário, especialmente Moraes, alvo recorrente dos apoiadores de Bolsonaro
Aldeia Hippie de Arembepe transformada em reduto do tráfico
O que já foi um símbolo de liberdade e sustentabilidade na década de 1960, a Aldeia Hippie, localizada em Arembepe, a 30 km de Salvador, hoje é dominada pelo Comando Vermelho (CV)
Carregando..