Política Urgente

Desinformação “não é ingênua” e pode servir para “tomada de poder”, diz Moraes

Ministro negou arquivamento do inquérito das fake news e disse que investigação está chegando "em todos os financiadores"
Por: Brado Jornal 29.abr.2022 às 12h21 - Atualizado: 30.abr.2022 às 08h39
Desinformação “não é ingênua” e pode servir para “tomada de poder”, diz Moraes
Ministro do STF Alexandre de Moraes 21/02/2017REUTERS/Adriano Machado

O ministro Alexandre de Moraes afirmou, nesta sexta-feira (29), que não é possível aceitar “desinformação estruturada, programada e com a finalidade clara de atentar contra o Estado Democrático de Direito como normal”.

“Desinformação não é ingênua, é criminosa, tem finalidade. Para uns é o enriquecimento, para outros é a tomada do poder”, declarou durante uma palestra em uma faculdade em São Paulo.

“Então, nós que vivemos do direito, que defendemos a democracia, temos que combater a desinformação”, completou.

O ministro ainda negou notícias que afirmavam que o inquérito das fake news está prestes a ser arquivado, e disse que as investigações estão “chegando em todos os financiadores”.

“Hoje saiu uma notícia falando: ‘Supremo quer arquivar o inquérito das fake news’. Isso é uma fake news; não vai acontecer. Porque nós estamos chegando em todos os financiadores”, declarou.

Moraes classificou a instauração do inquérito como um ato “corajoso” do ministro Dias Toffoli, à época presidente do Supremo Tribunal Federal, e disse que a propagação de notícias falsas são “são estruturas muito bem organizadas”, de acordo com a investigação até o momento.

“Na verdade, são duas finalidades [da desinformação]. Uma é a tomada do poder não-democrática, uma tomada de poder autoritária e sem controle e sem limites. Além da tomada de poder, vem a finalidade econômica: ganhar dinheiro. As pessoas estão enriquecendo com isso. Isso vem se repetindo, mas através das investigações, fomos capazes de entender o modus operandi”, afirmou.

Nesta semana, um dos investigados no âmbito do inquérito, o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), teve sua condenação dada pelo STF anulada devido a um indulto presidencial concedido por Jair Bolsonaro (PL). Moraes, que era relator da ação, defendeu que o deputado cumprisse pena de 8 anos 9 meses, com prisão inicial em regime fechado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Malafaia critica direita e Moraes em protesto na Paulista
Malafaia também questionou a condução de Moraes no caso do 8 de Janeiro, chamando as prisões ordenadas pelo ministro de “cortina de fumaça” para proteger a delação de Mauro Cid. Ele classificou como “farsa” a investigação sobre a suposta Abin paralela, sugerindo que a delação é mantida para sustentar o processo
Aldeia Hippie de Arembepe transformada em reduto do tráfico
O que já foi um símbolo de liberdade e sustentabilidade na década de 1960, a Aldeia Hippie, localizada em Arembepe, a 30 km de Salvador, hoje é dominada pelo Comando Vermelho (CV)
Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes
Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou
Lula confirma presença no desfile de 2 de Julho em Salvador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, pelo quarto ano consecutivo, das celebrações dos 202 anos da Independência da Bahia, em Salvador, no dia 2 de julho
Ato na Paulista expõe divisões entre bolsonaristas e ausência de aliados
A manifestação promovida por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, no último domingo (29.jun.2025), revelou tensões internas no bolsonarismo, com aliados do ex-presidente, inelegível até 2030, buscando responsáveis pelo público reduzido e apontando falhas na organização do evento
Lula pode participar do Dois de Julho em Salvador, diz Jerônimo Rodrigues
Comemorando a Independência da Bahia em 1823, o Dois de Julho é um marco histórico e cultural para os baianos
Carregando..